Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
15:40:00
informe o texto

Notícias / Política

18/01/2024 às 14:02

SAÍDA PELA TANGENTE

PRD começa se tornar alternativa mais viável para Botelho

Aliados do parlamentar já estariam de olho no comando do PRD em MT, mas Botelho ainda espera 'o tempo de Deus' para uma definição

Da Redação - Alline Marques / Reportagem local - Jardel P. Arruda

PRD começa se tornar alternativa mais viável para Botelho

Foto: Maurício Barbant / ALMT

O Partido Renovação Democrática (PRD), criado a partir da fusão do Patriota com PTB, tem, cada vez mais, se tornado uma opção para o presidente da Assembleia Legislativa, Eduardo Botelho (União). A legenda nasce com a terceira maior sigla em número de filiados, com mais de 1 milhão de agremiados. Além disso, a legenda deve garantir um bom tempo de TV e ainda terá direito a uma parcela do Fundo Partidário estimada em R$ 22 milhões. 

O próprio Botelho reconhece que a legenda é uma saída para que possa disputar a eleição em Cuiabá, já que, ao que tudo indica, o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia, é quem deve ser o escolhido pelo governador Mauro Mendes (União) para disputar a prefeitura da capital pelo União Brasil. No entanto, o parlamentar prefere não criar grandes expectativas e se resume em afirmar apenas que “pode ser uma alternativa”. 

Botelho aguarda, desde outubro do ano passado, o que ele chama de posicionamento oficial do governador quanto à disputa na capital. No entanto, Mauro já declarou publicamente várias vezes que seu apoio é a Fábio Garcia, com quem teria se comprometido desde janeiro do ano passado. Ocorre que o presidente da AL também precisa de uma carta de liberação para poder deixar a legenda sem correr o risco de perder o mandato. E, eis que esta é a problemática. 

Apesar de existir um acordo, firmado em reunião do diretório estadual em março do ano passado, de que os deputados teriam a liberação para deixar a legenda, até hoje essa tal carta não foi emitida, o que deixa o deputado amarrado nas composições políticas. 

Botelho estava com o pé no PSD e havia até uma expectativa de que um ato de filiação ocorresse em dezembro, porém, o presidente da AL decidiu seguir no União, estendendo os capítulos dessa novela, que até o deputado reconhece se tratar de um drama “mexicano”. Com isto, o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, presidente do PSD em Mato Grosso, foi chamado pelo presidente Lula (PT) e firmou compromisso de apoiar o candidato da Federação Brasil da Esperança (PT, PV e PCdoB). 

Apesar de Fávaro já ter confirmado e reafirmado este acordo com a Federação, Botelho diz que não tem portas fechadas. Porém, tem ficado mais complicado para ele a filiação no PSD. Por isso, a alternativa do PRD é mais viável, no atual momento, até mesmo pela possível ida também de aliados. 

Nessa quarta-feira (18), o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União) esteve em reunião com o presidente do PRD, Ovasco Resende, para negociar assumir o partido no estado, mas também disputar a Prefeitura de Sinop pela legenda. Outro parlamentar aliado de Botelho que ‘namora’ a nova legenda é Júlio Campos (União). 

Porém, o ex-secretário da Casa Civil, Mauro Carvalho, teria também interesse em assumir a legenda no estado e foi até São Paulo também para negociar com Ovasco. Agora, resta saber se seria interesse de Carvalho apoiar Botelho, uma vez que é ligado a Fábio Garcia, ou atuaria para blindar a candidatura do parlamentar. 

Por enquanto, Botelho ainda segue esperando uma definição do União Brasil e prefere não dar mais prazo para resolver a situação. Ele conta com o “tempo de Deus” para definir seu futuro político.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet