Cuiabá, domingo, 28/04/2024
11:59:52
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

25/01/2024 às 15:40

ALERTA

Sindenergia MT prevê ondas de calor e elevação de tarifas de energia elétrica

O clima influencia a economia, o agronegócio e o setor energético, que depende principalmente de fontes hídricas

Leiagora

Sindenergia MT prevê ondas de calor e elevação de tarifas de energia elétrica

Foto: Assessoria

O Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição de Energia Elétrica e Gás de Mato Grosso (Sindenergia-MT) alerta que as condições climáticas têm um impacto direto na oferta e demanda de energia elétrica, afetando tanto o mercado livre quanto o regulado.

Conforme o presidente do sindicato, o empresário Tiago Vianna, o clima influencia a economia, o agronegócio e o setor energético, que depende principalmente de fontes hídricas. Ele destaca ainda que, apesar das fortes chuvas entre 21 e 22 de dezembro terem mantido os níveis dos reservatórios altos e o preço da energia baixo, isso pode mudar em 2024 devido às mudanças climáticas.

“Nossa matriz energética é basicamente hídrica, com mais de 60% da energia nacional proveniente dessa fonte. Portanto, quando há muita água, há muita energia disponível, reduzindo os preços. No entanto, isso pode não continuar em 2024 devido às mudanças climáticas”, alertou.

Vianna também apontou que a seca sem precedentes na Amazônia, que resultou em falta de água nos estados do Norte, teve um impacto em todo o país. As usinas de Giral e Santo Antônio, localizadas em Porto Velho (RO), que fornecem energia para o Sudeste através de uma rede de corrente contínua, foram desligadas por algum tempo devido à falta de água.

“Essa seca que se originou no Norte já atingiu o Centro-Oeste e parece que chegará ao Sul em 2024, sinalizando a possibilidade de falta de água. Se houver falta de água, haverá falta de energia e, consequentemente, o preço deve aumentar. No mercado livre, esse aumento é sentido da seguinte forma: se falta água, o Preço Livre das Diferenças (PLD) sobe, variando por hora. No mercado das concessionárias, existem as bandeiras tarifárias verde, amarela e vermelha. Se houver falta de água e a concessionária tiver que adquirir de outras fontes não renováveis, o consumidor sentirá isso no bolso, pois estará pagando uma energia mais cara”, concluiu.

 
Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet