Cuiabá, domingo, 28/04/2024
03:06:30
informe o texto

Notícias / Política

30/01/2024 às 17:36

MUDANÇA

Governo busca aval da AL sobre nova proposta para ser apresentada ao STF

O poder Executivo trabalha uma maneira de evitar que a legislação, que está em vigor desde 1º de janeiro, seja declara inconstitucional

Da Redação - Kamila Arruda / Da Reportagem Local - Jardel P. Arruda

Governo busca aval da AL sobre nova proposta para ser apresentada ao STF

Foto: Secom-MT

O secretário-chefe da Casa, Civil Fabio Garcia (União), afirma que o Governo do Estado ainda não fechou a proposta que deve ser apresentada ao Supremo Tribunal Federal (STF) em nova audiência de conciliação sobre a Lei do Transporte Zero. O poder Executivo trabalha uma maneira de evitar que a legislação, que está em vigor desde 1º de janeiro, seja declara inconstitucional.

Para tanto, o integrante do primeiro escalão estadual afirma que a nova proposta está sendo debatida com todas as secretárias envolvidas e também com a Assembleia Legislativa.

“Está valendo a lei, porque não houve liminar interrompendo a sua vigência. Estamos dialogando entre todas as secretarias e com a Assembleia pra chegar em um texto”, disse na tarde desta terça-feira (30).

Ele, inclusive, afirma que a nova propositura deve ser enviada para o Parlamento Estadual, assim que for retomado os trabalhos legislativos na Casa de Leis.

Vale lembrar que, apesar de a lei estar em vigor, ela está sendo questionada na Justiça e, por isso, o Governo do Estado está sugerindo algumas modificações no texto original.

Na primeira audiência de conciliação, realizada na semana passada, o governador Mauro Mendes propôs que a proibição do transporte de peixes em Mato Grosso seja restringida para apenas 14 espécies, que são as mais ameaçadas.

Apesar disso, não houve consenso, uma vez que os órgãos federais apontaram outras falhas na lei, como por exemplo a questão previdenciária do pescador profissional.

Desta forma, ficou acordado que o governador apresentaria uma nova proposta para ao Supremo, a fim de evitar que a lei seja declarada inconstitucional.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet