Cuiabá, quinta-feira, 02/05/2024
04:00:31
informe o texto

Notícias / Política

04/02/2024 às 17:01

TIRA-TEIMA

Demilson afirma que Arsec é ‘parceira’ da Águas Cuiabá e solicita informações do quadro de funcionários

Parlamentar acredita que audiências públicas sobre aumento de tarifa só tinha funcionários da empresa e da agência reguladora

Da Redação - Jardel P. Arruda/Da Reportagem Local - Paulo Henrique Fanaia

O vereador Demilson Nogueira (PP) afirma que a Agência Municipal de Regulação dos Serviços Públicos Delegados de Cuiabá (Arsec) tem sido parceira da Águas Cuiabá, ao invés de reguladora. 

E, para provar isso, ele quer fazer um “tira-teima” para demonstrar que, se não a totalidade, a maioria dos presentes nas audiências públicas sobre os aumentos de tarifa eram funcionários da reguladora e da concessionária.

“Ali existe uma parceria entre a Arsec e as Águas Cuiabá. Não é o órgão de controle que controla. São parceiros”, disse Demilson, na sexta-feira (2), durante a sessão de retorno das atividades da Câmara dos Vereadores de Cuiabá.

Ele apresentou dois requerimentos de informações à Arsec. O primeiro para ter uma lista completa do quadro de funcionários da Arsec e o relatório de todas as audiências públicas realizadas desde 2007.

O segundo para ter a relação dos presentes e as imagens da audiência pública de 22 de janeiro de 2024, quando foi apresentado relatório técnico da Águas Cuiabá que apontava pela necessidade do aumento da tarifa da águas.

A Águas Cuiabá conseguiu aprovar um aumento de 8,85% na tarifa de água. Além disso, é importante ressaltar que a taxa de esgoto é equivalente a 90% da tarifa cobrada sobre o consumo de água. Dessa forma, quanto mais água consumir, maior a taxa de esgoto, o que contribui para o aumento da conta no fim do mês.

De acordo com a Águas Cuiabá, no cálculo para esse reajuste incidem a variação dos custos com mão de obra, produtos químicos e energia elétrica. Além disso, a concessionária frisa que o aumento é ordinário e anual, previsto no contrato firmado com a prefeitura de Cuiabá.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet