Cuiabá, domingo, 28/04/2024
02:13:02
informe o texto

Notícias / Política

05/02/2024 às 08:57

EXPECTATIVAS

Assembleia Legislativa retoma trabalhos sob sombra das eleições municipais

Além da novela de Eduardo Botelho, Thiago Silva, Claudio Ferreira e Dilmar Dal Bosco também são pré-candidatos

Jardel P. Arruda

Assembleia Legislativa retoma trabalhos sob sombra das eleições municipais

Foto: AL/MT

A Assembleia Legislativa de Mato Grosso retorna aos trabalhos em 2024 nesta segunda-feira (5), em sessão solene a partir das 10h, sob as sombras das eleições municipais que se aproximam.

Com isso, os trabalhos devem ser concentrados no primeiro semestre, porque no início do segundo dá-se início ao período de convenções partidárias (quando ocorrem as definições oficiais de candidaturas) e, em seguida, da campanha eleitoral.

E um dos protagonistas das expectativas eleitorais continua a ser o presidente da ALMT, o deputado Eduard Botelho (União), que ainda não sabe se será o candidato a prefeito do União Brasil, ou se precisará trocar de partido para continuar com o projeto.

Ele enfrenta uma disputa interna com o secretário-chefe da Casa Civil, Fábio Garcia (União), que é afilhado político do presidente estadual do União Brasil, governador Mauro Mendes, e também quer ser candidato a prefeito de Cuiabá. 

A seu favor, Botelho tem o fato de as pesquisas eleitorais o apontarem como líder de intenção de votos, enquanto Garcia ainda não alcançou 10 pontos. Por outro lado, o secretário-chefe é apontado como detentor do melhor perfil e o menos rejeitado.

Rondonópolis em dose dupla

Se Botelho está no holofotes, outros dois deputados se enfrentam em uma guerra fria pela Prefeitura de Rondonópolis: Thiago Silva (MDB) e Claudio Ferreira (PL). Ambos com origem na periferia do município e base eleitoral entre os evangélicos, contudo o primeiro possui entre aliados a tradicional força do MDB em Rondonópolis; enquanto o segundo possui como trunfo a força do bolsonarismo.

Os dois também disputam o apoio do União Brasil do governador Mauro Mendes. No município, a sigla é comandada por Marchiane Fritzen, a qual é considerada um bom perfil para vice-prefeita. Outros players importantes no município são o ex-prefeito Adilton Sachetti (Republicanos) e o atual prefeito José Carlos do Pátio (PSB).

O nome em Sinop

E o mais recente pré-candidato a prefeito da ALMT é o deputado estadual Dilmar Dal Bosco (União). Ele foi convocado pelo presidente estadual da sigla, o governador Mauro Mendes, e por um grupo de empresários, para ser o nome para enfrentar o atual prefeito de Sinop e pré-candidato à reeleição, Roberto Dorner (Republicanos).

Apesar disso, Roberto ainda tenta atrair o União Brasil para o arco de alianças. A maior liderança do Republicanos em Mato Grosso, o vice-governador Otaviano Pivetta, pode ser pivô nessa articulação. Outra player de destaque na região são a ex-prefeita e suplente de senadora Rosana Martinelli (PL).

Ocupados com as bases

Além disso, os outros deputados estaduais deverão estar ocupados com as eleições de aliados nas bases eleitorais. Por exemplo, Max Russi (PSB), além de se ocupar diretamente do PSB em Cuiabá, também deverá dedicar tempo à candidatura à reeleição da esposa Andreia Wagner, em Jaciara. 

Todos os outros, mesmo não tendo uma ligação tão direta, possuem tanto interesse quando na eleição de aliados em todo interior do estado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet