Cuiabá, sábado, 27/04/2024
17:35:54
informe o texto

Notícias / Política

05/02/2024 às 16:55

FISCALIZAÇÃO

Prefeitura de Cuiabá não apresentou plano de gestão da Saúde dentro do prazo e fechou leitos de UTI

Anúncio foi feito pelo presidente do Tribunal de Contas do Estado, Sérgio Ricardo

Jardel P. Arruda

Prefeitura de Cuiabá não apresentou plano de gestão da Saúde dentro do prazo e fechou leitos de UTI

Foto: JL Siqueira / ALMT

A Prefeitura de Cuiabá não apresentou o plano de gestão da Saúde ao Tribunal de Contas do Estado (TCE), que deveria ter sido enviado até o dia 28 de janeiro. A informação é do presidente da Corte, conselheiro Sérgio Ricardo, em entrevista realizada na manhã desta segunda-feira (5), quando esteve na Assembleia Legislativa de Mato Grosso para abertura dos trabalhos de 2024.

Na ocasião, ele também se mostrou preocupado com indícios de que a administração do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) tem descumprido 8 itens e 200 subitens do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre a Intervenção Estadual da Saúde com a Justiça Estadual e o Ministério Público para a gestão na saúde. 

E, além disso, leitos de Unidades de Terapia Intensiva estariam sendo fechados.

“Já observamos que vários itens do TAC não estão sendo cumpridos e não estão sendo obedecidos. São vários. Praticamente 200 subitens. Nós temos oito itens e 200 subitens. [...] Eu já tenho informações que, no pronto-socorro de Cuiabá, 18 leitos foram desativados, sendo seis leitos de UTI infantil.  Nós temos informações que estão faltando médicos já nos postos de atendimento”, disse  Sérgio Ricardo.

As declarações foram dadas como qual é a atual preocupação do TCE em relação a saúde pública em Cuiabá, após questionamento sobre a situação do Hospital São Benedito. Na semana passada, Emanuel Pinheiro acusou a Intervenção da Saúde de causar o aumento das mortes na unidade de saúde em quase 100%. 

Contudo, para o presidente do TCE, a situação não passa de uma “história que não é bem assim”, pois o Hospital São Benedito passou a atender mais pessoas e casos com graus mais elevados de complexidades. Portanto, com maior número de atendimentos e com maior grau de complexidade, a análise não poderia ser a comparação direta de números.

“O São Benedito, que só atendia média complexidade, passou a atender pacientes com necessidades de atendimento do coração. Então ele mudou o perfil [de atendimento]. Como mudou o perfil, não se pode dizer que morreu mais gente”, argumentou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet