Cuiabá, domingo, 28/04/2024
07:17:04
informe o texto

Notícias / Política

06/02/2024 às 18:20

EM TRAMITAÇÃO

Com articulação de Assis, Comissão do Senado aprova fim das 'saidinhas'

Na legislação em vigor, o benefício das “saidinhas” é garantido a condenados que cumprem pena em regime semiaberto, que podem ter até cinco saídas ao ano sem vigilância direta

Leiagora

Com articulação de Assis, Comissão do Senado aprova fim das 'saidinhas'

Foto: Assessoria

Após articulação do deputado federal Coronel Assis (União), representando a Comissão de Segurança Pública da Câmara Federal, junto ao deputado Capitão Alden (PL-BA), e o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), a Comissão de Segurança Pública no Senado (CSP), aprovou nesta terça-feira (6), o PL 2.253/2022, que põe fim à “saidinha” ou “saidão” de presos em regime semiaberto.
 
“Essa é uma grande conquista, temos que acabar com as saidinhas, pois se transformaram em verdadeiro escárnio com o Poder Público. Criminosos são soltos nas ruas e grande parte não retorna à penitenciária ou aproveita a liberdade para o cometimento de novos crimes. Vamos continuar a articulação para garantir que o projeto seja aprovado em definitivo e possamos proteger nossas famílias e a sociedade de bem contra os bandidos que se aproveitam das falhas na legislação”, avalia Assis.
 
Na legislação em vigor, o benefício das “saidinhas” é garantido a condenados que cumprem pena em regime semiaberto, que podem ter até cinco saídas ao ano sem vigilância direta. Em dezembro de 2023, quando houve a “Saidinha de Natal”, ao todo 2,6 mil presos não voltaram para a prisão. Ao todo, 52 mil pessoas no país tiveram essa possibilidade.
 
O debate em torno do tema voltou à tona depois que o sargento Roger Dias da Cunha, da Polícia Militar de Minas Gerais, foi morto com um tiro na cabeça no dia 5 de janeiro deste ano por um criminoso que tinha sido beneficiado com a saidinha e que estava foragido.
 
Depois de aprovado pela CSP, o projeto agora será apreciado pela Comissão de Constituição e Justiça do Senado (CCJ), e terá que passar pela apreciação do plenário do Senado.
 
Sem audiência de custódia
 
Assis também é autor do Projeto de Lei nº 152/2024, que visa pôr fim à audiência de custódia para reincidentes, inclusive o reincidente em violência doméstica e familiar, ou que integra organização criminosa armada ou milícia, ou que portem arma de fogo de uso restrito. A proposta também prevê a negativa da liberdade provisória nestes casos, garantindo a prisão até o julgamento definitivo.

 
Com assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet