Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
03:08:52
informe o texto

Notícias / Entrevista da Semana

11/02/2024 às 08:35

FERRAMENTA NOVA

Caiu em um golpe ou teve a rede social hackeada? Saiba como denunciar à Polícia Civil

Chatbot está em fase de testes pela DRCI, mas já está disponível para as vítimas

Eloany Nascimento

Caiu em um golpe ou teve a rede social hackeada? Saiba como denunciar à Polícia Civil

Foto: Divulgação

Você deve conhecer alguém que já caiu em golpes praticados pelo celular, ou até mesmo pode ter sido a vítima. Mas o que fazer nessa situação? Como agir em caso de ter as redes sociais hackeadas ou o celular invadido?

A principal orientação da Delegacia Especializada de Repressão a Crimes Informáticos (DRCI) é registrar um boletim de ocorrência e denunciar o crime. Para fazer isso de forma ágil, a Polícia Civil criou um chatbot no Whatsapp que auxilia as vítimas. 

O chatbot é um software baseado em uma inteligência artificial capaz de manter uma conversa em tempo real, por texto, facilitando o atendimento.

Ao Leiagora, a delegada titular da DRCI, Juliana Chiquito Palhares, garantiu que a nova ferramenta vem para somar o trabalho da equipe e facilitar a vida das vítimas, fazendo com que mais pessoas que tenham sofrido algum tipo de golpe sejam encorajadas a registrar o boletim de ocorrência. 

“Nós verificamos que muitas pessoas são vítimas do hackeamento das redes sociais pela engenharia social aplicada, em que elas acabam fornecendo o seu código de verificação, tendo seu Whatsapp e demais redes sociais clonados. Então, o nosso chatbot visa auxiliar com instruções para recuperar a conta, informações de segurança e até registrar a ocorrência”, explicou.

A delegada ainda reforçou que o atendimento é gratuito e está disponível a todos que precisarem. No entanto, a ferramenta ainda está em fase de testes e podem ocorrer erros. 

“A ferramenta vai ser aprimorada, então muitas vezes pode causar alguma falha no atendimento, mas pedimos paciência a todos. E nosso atendimento presencial continua funcionando normalmente, caso a pessoa não consiga utilizar o chatbot ou prefira vir até a delegacia”, disse.

Como funciona

Para conhecer como funciona ou utilizar a ferramenta basta mandar uma mensagem no número (65) 98173-0544 e selecionar a opção que condiz com a necessidade. Entre elas, estão disponíveis:

1- Meu WhatsApp foi hackeado;

2- Meu Facebook foi hackeado;

3- Meu Instagram foi hackeado;

4- Alguém está se passando por mim no WhatsApp;

5- Caí em um golpe e fiz transferências bancárias por meio de Pix;

6- Registrar Boletim de Ocorrência ou fazer uma denúncia;

Horário de funcionamento 

“O serviço fica disponível 24 horas por dia, então ele tem sempre alguém de olho neste número. Seja um colaborador nosso aqui da delegacia, um policial, e sempre sobre supervisão dos delegados. Então é mais um recurso que visa facilitar o acesso à informação dentre tantos outros que estão aí no forno para serem lançados pela Polícia Civil”, finalizou Palhares.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet