Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
20:20:30
informe o texto

Notícias / Política

13/02/2024 às 17:00

ESTRATÉGIA

Oposição aposta na reprovação das contas do prefeito para garantir abertura de Processante

O grupo, composto por oito vereadores, acredita que, se a base governista votar a favor do relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), eles terão que aprovar a instauração de um procedimento contra o atual chefe do Executivo Municipal

Camila Piacenti

Oposição aposta na reprovação das contas do prefeito para garantir abertura de Processante

Foto: Câmara de Cuiabá

A oposição na Câmara de Cuiabá aposta na reprovação das contas de gestão do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), relativas ao ano de 2022, para amparar a abertura de uma Comissão Processante contra o emedebista.

O grupo, composto por oito vereadores, acredita que, se a base governista votar a favor do relatório do Tribunal de Contas do Estado (TCE), eles terão que aprovar a instauração de um procedimento contra o atual chefe do Executivo Municipal, uma vez que, o requerimento terá como base, justamente, os balancetes do gestor.

As contas do prefeito devem ser remetidas ao crivo do plenário apenas no próximo mês, após passar pela análise de todas as Comissões Permanentes necessárias na Casa de Leis.

Atualmente ela se encontra na Comissão de Fiscalização e Execução Orçamentária. O vereador Demilson Nogueira (PP), presidente da Comissão, avocou a relatoria do processo e já adiantou que emitirá parecer recomendando a aprovação do relatório do TCE e, consequentemente, a reprovação das Contas do prefeito.

Vale lembrar que, a orientação do Tribunal de Contas do Estado é que a Câmara de Cuiabá reprove os balancetes referente ao ano de 2022. O órgão fiscalizador, por maioria dos votos, emitiu parecer pela rejeição das contas, apontando um rombo de mais de R$ 1,2 bilhão nos cofres do município.

Comissão Processante

Até o final do ano passado, a base do prefeito Emanuel Pinheiro no Legislativo Cuiabano se mostrava sólida e única. No início de 2024, ano eleitoral, contudo, a situação parece ter mudado um pouco.

Prova disso, é que os parlamentares realizaram uma sessão extraordinária em janeiro, durante o recesso parlamentar, onde aprovaram, por 25 votos, um decreto legislativo, o qual suspendeu o reajuste na taxa do lixo, que havia sido imposto pelo chefe do poder Executivo.

Esse fato deu uma esperança para o bloco oposicionista no que tange a reprovação das contas do gestor e, posteriormente, a abertura de uma Comissão Processante contra o mesmo, que pode resultar em seu afastamento.

Por diversas vezes, os parlamentares de oposição tentaram emplacar uma investigação contra Pinheiro no Parlamento Municipal, mas esbarravam na base governista. No total, 14 pedidos de Comissão Processante foram arquivados.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet