Cuiabá, sábado, 27/04/2024
23:23:07
informe o texto

Notícias / Política

05/03/2024 às 10:02

ECONOMIA PREJUDICADA

Prefeito de Chapada deve decretar situação de emergência por causa dos bloqueios na MT-251

Um laudo técnico foi solicitado à UFMT a fim de verificar a real capacidade e risco no trecho do Portão do Inferno

Da Redação - Gabriella Arantes / Da Reportagem Local - Amanda Garcia

Prefeito de Chapada deve decretar situação de emergência por causa dos bloqueios na MT-251

Foto: Divulgação

O prefeito de Chapada dos Guimarães, Osmar Froner (MDB), afirmou que deve decretar ainda nesta terça-feira (5) situação de emergência por causa das dificuldades econômicas enfrentadas pelo município em decorrência dos bloqueios no trecho do Portão do Inferno, na MT-251. O gestor ainda vai decidir sobre a medida em conjunto com empresários e comerciantes locais. 

“Vamos, quem sabe, decretar uma situação de emergência bastante rara sobre o reflexo da economia, sobre o reflexo social. [...] Tem risco, mas também tem prejuízos. Então nós precisamos ter um ponto de equilíbrio, não podemos ser muito restritivos. Ainda vou me reunir com todos os empresários. Se a gente tiver a informação desse impacto econômico e social, que eu já sei que tem como prefeito, nós vamos decretar uma situação de emergência raríssima”, disse. 

De acordo com o prefeito, um laudo técnico foi solicitado à Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) a fim de verificar a real capacidade de impacto da pista e o risco no trecho do Portão do Inferno. A intenção é, posteriormente, flexibilizar a passagem de veículos no local. 

“Nós estamos fazendo um contato com a Universidade Federal de Mato Grosso para que o setor de Geologia e de Engenharia possam fazer não um relatório, mas um laudo técnico com responsabilidade profissional para verificar e assim afirmar a real capacidade e risco do viaduto naquele ponto do Portão do Inferno”, explicou. 

Caso a situação não se resolva, Froner deve entrar com um Mandado de Segurança na Justiça de Mato Grosso requerendo alterações nas medidas de restrições de tráfego na estrada. 

“Se até lá não for resolvido, nós vamos declinar novamente um novo mandado de segurança para garantir o direito de ir e vir. E se o viaduto permitir uma carga de 10 a 12 toneladas, vamos indicar isso no nosso mandado de segurança. Porque nós podemos atender estudantes, vans de turistas, observadores de pássaros, pequenos ônibus de linha, transporte de verduras, de frios e de abastecimento de bebidas na cidade que está muito prejudicado”, declarou. 

Para reduzir os danos econômicos no município, Froner ainda disse que está buscando soluções junto a Secretaria de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT). 

“O governador nos colocou que a equipe da Sinfra, representada pelo Marcelo de Oliveira, vai apresentar nos próximos dias uma opção para o Portão do Inferno. [...] Nós vamos aguardar, acho que o governador vai ter essa sensibilidade. Eu coloquei para ele que nós estamos sofrendo na minha cidade. É pequena, precisa dessa economia. Tem muita gente que trabalha nesse serviço de hotéis, restaurantes e casas de veraneio e as pessoas já começam a ser dispensadas. [...] Cabe a mim como ter a sensibilidade, coragem e ter o calor humano com as pessoas. [...] Estou sofrendo com a minha população”, concluiu.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet