Cuiabá, domingo, 28/04/2024
04:24:27
informe o texto

Notícias / Política

05/03/2024 às 14:30

RESPONSABILIDADE

Empresas de telefonia e comunicação terão que retirar os cabos inutilizados dos postes da Capital

O vereador Marcus Brito apresentou um projeto de lei que compartilha a responsabilidade da concessionária de energia com as empresas de telefonia e internet

Leiagora

Empresas de telefonia e comunicação terão que retirar os cabos inutilizados dos postes da Capital

Foto: Reprodução

A fim de tornar mais rígida e eficiente a retirada de fios e cabos inutilizados dos postes da cidade, o vereador Mauro Brito Junior (PV) apresentou um projeto de lei que visa responsabilizar as empresas de telefonia e internet pelo serviço. 
A intenção é compartilhar as responsabilidades dessas concessionárias com a concessionária de energisa, que é detentora dos postes da Capital.
Para tanto, o parlamentar quer acrescentar um parágrafo único ao artigo 2º da Lei Complementar nº 484 de julho de 2020, que terá a seguinte redação: "A retirada de fios e cabos inutilizados devem ser de responsabilidade da concessionária de energia elétrica, assim como das empresas de telefonia e internet que utilizam os postes".
Além de poluir a paisagem, os cabos muitas vezes chegam a atrapalhar o trânsito e a passagem de pedestres, pois caem dos postes e ficam. 
"Também é bom ressaltar o risco que pode oferecer à população, pois os cabos, mesmo que inutilizados, estão em contato com outros fios nos postes, os quais podem ter alta voltagem", acrescentou o vereador.
A Lei Complementar nº 484 de julho de 2020 já trata sobre o assunto, e prevê a retirada, obrigatória, dos fios e cabos inutilizados dos postes da cidade. Atualmente, contudo, essa responsabilidade é apenas da concessionária de energia.
Acontece que, os postes não são utilizados apenas pela Energisa. "As empresas de telefonia e comunicação também usufruem e devem compartilhar da responsabilidade", completou Marcus Brito Junior (PV).
 
Ofício à Ordem Pública
 
Em março do ano passado, o parlamentar enviou um ofício à Secretaria de Ordem Pública, solicitando que a mesma cobrasse da concessionária de energia a execução desse serviço.
A pasta respondeu afirmando que a retirada desses cabos vinha sendo cobrada, mas ainda se vê muitos fios soltos pela cidade.
"Isso me motivou a tomar uma medida mais efetiva, que é a apresentação deste projeto de lei", finalizou o vereador.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet