Cuiabá, sábado, 27/04/2024
05:53:02
informe o texto

Notícias / Política

26/03/2024 às 18:09

VIOLÊNCIA POLÍTICA

Edna afirma que grupo de mulheres irá pedir cassação do presidente da Câmara

Vale lembrar que, na semana passada a própria petista protocolou uma representação pedindo a cassação do presidente da Casa de Leis

Da Redação - Amanda Garcia / Do Local - Jardel P. Arruda

Edna afirma que grupo de mulheres irá pedir cassação do presidente da Câmara

Foto: Reprodução

A vereadora Edna Sampaio (PT) antecipou que um grupo de ‘mulheres de luta’ irá apresentar um pedido de cassação contra o presidente da Câmara Municipal de Cuiabá, Chico 2000 (PL), em decorrência dos recentes ataques do liberal contra ela. Conforme a petista, ela tem sido vítima de violência política de gênero, abuso de autoridade e perseguição por parte do líder da Casa de Leis.

Sem informar a data em que o protocolo será feito, a vereadora afirma que a medida será encabeçada por “mulheres que se sentem incomodadas” com o tratamento que ela vem recebendo por parte de Chico, principalmente durante as sessões plenárias.

“As mulheres vão trazer pra cá um pedido de cassação contra o presidente. Não sou eu, isso vai ser um pedido protocolado pelas mulheres que se sentem incomodadas com o que tem acontecido aqui, por muitas vezes, em diferentes sessões. [...] Eu acho um absurdo que o presidente utilize do seu cargo para me violentar em plenário. Divergência tudo bem, qualquer coisa dentro da política é aceita, a gente diverge, debate e discute. Mas, eu não posso ser humilhada, violentada, a minha moral e honra não podem ser atacadas dessa forma, como vem sendo feito aqui”, disparou nesta terça-feira (26).

A rusga entre os pares se deu em decorrência das discussões em torno da Comissão Processante instaurada contra a petista na Câmara. À época, Edna acusou o Chico de ser o patrocinador e o maior interessado na cassação do seu mandato.

O clima voltou a ‘esquentar’ quando Chico colocou em votação o requerimento do suplente de vereador Gabriel Guilherme (União), que pretendia excluir a vereadora da Comissão Processante contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB). O pedido foi arquivado.

Os vereadores chegaram a trocar farpas e acusações no Parlamento, além de passar a reforçar a violência de gênero protagonizada por Chico. Segundo a vereadora, ao se defender das ‘abusividades’ do presidente, ela defende todas as mulheres que queiram um dia ingressar na política.

Ao ser questionada sobre a origem do pedido, Edna enfatizou que este será entregue por ‘mulheres que estão na luta, que defendem outras mulheres e que sabem a importância das mulheres nesses espaços, além daquelas que entendem sobre o custo da vida de cada uma delas para ingressarem no espaço político’.

Vale lembrar que, na semana passada a própria petista protocolou uma representação pedindo a cassação do presidente da Casa de Leis.

O processo

O novo processo de cassação contra Edna foi aberto após dois novos pedidos de cassação serem protocolados na Câmara em meados de fevereiro. As representações foram apresentadas por Juliano Rafael Teixeira e Marcos Antônio da Silva Lara.

As duas têm como base a suposta prática de rachadinha por parte da vereadora, que teria recebido cerca de R$ 20 mil da ex-chefe de gabinete, Laura Natasha, referentes à verba indenizatória paga pela Câmara aos servidores que ocupam tal cargo.

Vale lembrar que, Edna já teve o mandato cassado em outubro de 2023 pelo mesmo motivo. Nesta ocasião, a representação foi apresentada pelo vereador Luiz Claudio (MDB) e teve 20 votos favoráveis.

Contudo, a vereadora conseguiu reverter a situação e voltou ao cargo pouco tempo depois, por meio de uma decisão judicial.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet