Cuiabá, sábado, 27/04/2024
02:36:38
informe o texto

Notícias / Política

27/03/2024 às 15:56

RECURSOS DO AGRO

Projeto que altera Fethab vai receber terceiro substitutivo; repasses serão definidos por decreto

Mudanças foram estabelecidas depois de reunião entre parlamentares, Tribunal de Justiça e representantes do setor produtivo

Da Redação - Marina Martins e Amanda Garcia / Do Local - Jardel P. Arruda

Projeto que altera Fethab vai receber terceiro substitutivo; repasses serão definidos por decreto

Foto: Reprodução

O Projeto de Lei nº 138/2024, que altera parte da lei do Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab) e busca “legalizar” os repasses a entidades ligadas ao agronegócio, passará por mais uma alteração. O presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), deputado Dilmar Dal Bosco (União), prepara um terceiro substitutivo depois de se reunir com o Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJ-MT) e representantes do setor produtivo.
 
“Tem algumas alterações feitas na última reunião [...] e aí nós deliberamos algumas coisas e eu tô fazendo alteração, para que ela venha nos moldes de entendimento do tribunal, que tiraria a inconstitucionalidade”, afirmou.

Depois da aprovação da lei na Assembleia Legislativa, o percentual dos repasses será regulamentado por decreto do Governo do Estado, conforme explicou nesta quarta-feira (27) o presidente da Casa de Leis, deputado Eduardo Botelho (União).

“Chegamos a resolver hoje essa questão da Famato, ainda estamos resolvemos com a questão do algodão. A Famato vai ficar com percentual de 5%, já tá definido isso. E aí nós estamos chegando à conclusão que é melhor o governo fazer a distribuição por decreto. Então nós estamos fazendo uma alteração no projeto, pra levar pro governo e o governo faz isso dentro do que foi pré-combinado aqui”, ponderou o presidente.

O projeto quer corrigir as inconstitucionalidades julgadas pelo TJ-MT, após duas ações movidas pelo Ministério Público e o Partido dos Trabalhadores.

O substitutivo integral entrou em pauta na Assembleia Legislativa para a segunda votação, nesta quarta (27), às vésperas do feriado da Semana Santa. Mas um novo pedido de vista foi feito pelo deputado Lúdio Cabral (PT).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet