Cuiabá, sábado, 20/04/2024
12:25:07
informe o texto

Notícias / Geral

02/04/2024 às 09:45

PEREGRINAÇÃO

Mais de 500 pessoas subiram o morro de Santo Antônio na Semana Santa

Os fiéis buscam o Monumento Natural como um momento de reflexão e oração

Leiagora

Mais de 500 pessoas subiram o morro de Santo Antônio na Semana Santa

Foto: Sema/MT

Mais de 500 pessoas subiram o morro de Santo Antônio, no município de Santo Antônio de Leverger (a 30 km de Cuiabá), durante o feriado da Semana Santa, entre sexta-feira e domingo (29 a 31).

De acordo com o gerente do Morro de Santo Antônio, Sady Ferraz Andrade, o percurso até o monumento natural, que tem mais de 300 metros de altura, já é considerado tradicional para centenas de fiéis, que fazem a peregrinação anualmente.

Conforme o gestor, todos os anos a equipe coordenadora da Unidade de Conservação Estadual, que é responsabilidade da Secretaria de Estado de Meio (Sema-MT), se prepara para a grande quantidade de pessoas que sobem o morro.

“Sempre recebemos diversas pessoas que sobem o morro, principalmente na Sexta-feira santa e no Sábado de Aleluia, para momentos de reflexão e oração. Tivemos o apoio do Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e da equipe da Secretaria de Saúde do município, como forma de garantir segurança da população. Foi muito satisfatório acompanhar", falou Sady.
A Gerência do Parque disponibilizou banheiros químicos à população, e montou, como o apoio da comunidade, uma feira de artesanato com produtos feitos por agricultores da região, como uma forma de valorizar os produtores e cultura local.  

Claudineia Bueno de 33 anos, uma das pessoas que subiu o morro no Sábado de Aleluia, afirmou que o momento foi importante para se conectar com sua fé.

“Para mim foi muito importante para me conectar mais com Deus, pois, apesar de Deus ser onipresente, a paz e a tranquilidade que têm lá em cima nos aproxima ainda mais do Senhor. Foi maravilhoso, uma experiência única”, avaliou.
No mês de março, a Gerência do Morro de Santo Antônio da Sema coordenou um mutirão de limpeza no monumento natural como uma ação social para receber os devotos durante a Semana Santa. Cerca de 250 pessoas participaram da ação.

Autorização para subir o Morro

Localizado no município de Santo Antônio de Leverger, o Morro de Santo Antônio é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Mato Grosso e oferece um espaço ideal para quem é adepto a trilhas e atividades ao ar livre.

O morro é uma Unidade de Conservação Estadual da categoria de Proteção Integral e que está localizado no bioma Pantanal. Gerenciada pela Sema, é necessário autorização do órgão ambiental para subida na área de 258 hectares.

Para visitação, os interessados deverão fazer agendamento prévio, com 48 horas de antecedência, através do canal de protocolo geral da Sema.

Para agendar é preciso entrar em contato pelo (65) 3613-7345.

 
Secom-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet