Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
18:49:04
informe o texto

Notícias / Geral

03/04/2024 às 15:47

ENCONTRO REGIONAL

Parceria entre SES e Unicef capacita agentes indígenas de saúde em MT

Ação é uma forma de debater sobre as doenças prevalentes na infância

Leiagora

Parceria entre SES e Unicef capacita agentes indígenas de saúde em MT

O encontro contou com o apoio de lideranças indígenas da região e teve o objetivo de tratar da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância

Foto: Assessoria

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) participou da ação de promoção da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância, módulo comunitário, desenvolvida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) em parceria com a Secretaria de Saúde Indígena (SESAI), entre os dias 25 e 29 de março, em Sangradouro (região indígena do município de General Carneiro).

O encontro contou com o apoio de lideranças indígenas da região e teve o objetivo de tratar da Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) e dos desafios comunitários em relação à mortalidade infantil.

A coordenadora de Saúde Bucal da SES, Andrea Coelho, explicou que a ação é uma forma de conscientizar a comunidade indígena.

“Essa é uma estratégia primordial na prevenção da mortalidade infantil, neonatal e materna, realizada por meio da capacitação de agentes que atuam junto à comunidade. Durante o encontro, foram trabalhados temas cotidianos da comunidade e o desenvolvimento de suas habilidades. A ação ainda possibilitou que os participantes pudessem tirar dúvidas sobre o tema e destacou os sinais de perigo que podem ser observados durante o seu trabalho”, afirmou.

Segundo a coordenadora, a estratégia utilizada na capacitação é focada na redução da mortalidade infantil no Brasil por meio de ações concretas enfatizadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelos Agentes Indígenas de Saúde (AIS), que reforçam as ações entre as equipes e a população.

O encontro contou ainda com uma oficina direcionada ao AIDPI Comunitário, realizada de forma interinstitucional, conduzida pelos institutos, com atuação do Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante (DSEI Xavante).  

Atenção Integrada

Constituída por três pilares básicos, a Atenção Integrada às Doenças Prevalentes na Infância (AIDPI) se fundamenta na capacitação de recursos humanos no nível primário de atenção à saúde, com a consequente melhoria da qualidade da assistência prestada na comunidade onde é fomentada.

Em segundo pilar, abriga a reorganização dos serviços de saúde, como forma de potencializar sua atuação. Através da educação em saúde, a AIDPI potencializa a participação de todos na identificação, condução e resolução dos problemas de saúde na infância.

 
Ses-MT
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet