Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
19:12:40
informe o texto

Notícias / Política

04/04/2024 às 09:21

“PROBLEMA TEMPORÁRIO”

Gilberto atribui falta de profissionais da Saúde em Colíder e Sinop a Operação Espelho

Sem polemizar investigação em torno de suposto esquema de corrupção na pasta, secretário de Saúde destacou que ação impediu que nove empresas fossem contratadas pelo Poder Público

Da Redação - Amanda Garcia / Do Local - Jardel P. Arruda

Gilberto atribui falta de profissionais da Saúde em Colíder e Sinop a Operação Espelho

Foto: Reprodução

Ao falar sobre o déficit de profissionais da saúde no Norte de Mato Grosso, o secretário estadual de Saúde Gilberto Figueiredo, atribuiu a Operação Espelho, que investiga suposto esquema de corrupção na pasta, o colapso no atendimento dos hospitais regionais de Sorriso e Colíder. Isso, porque a ação impediu a contratação de nove empresas pelo Poder Público do Estado.

Sem polemizar a investigação, Gilberto ainda acrescentou que o cenário de caos evidenciado no Nortão trata-se de um ‘problema temporário’, que em breve deve ser solucionado pelo Governo.

“O Estado abriu o processo seletivo para a contratação de especialistas, está publicado, está vigente, nós temos o edital publicado para contratar empresas que estejam habilitadas a prestar serviços, então nós estamos atuando em várias frentes para solucionar o problema. Esse problema foi anunciado quando aconteceu a Operação Espelho, que impediu que 9 empresas fossem contratadas pelo Poder Público, gerando um problema temporário, mas tenho certeza que nós vamos encontrar todas as soluções para esses problemas”, disparou à imprensa nesta terça-feira (2).

Na avaliação do secretário, o problema já esteve ‘muito maior’, e em diversos hospitais do Estado.

Isso porque, quando se trata do setor ortopédico dos municípios, o mais afetado pelo déficit profissional, o problema está concentrado apenas em Colíder. Em Sorriso, ele já foi reestabelecido.

“Em Sorriso está restabelecido, por exemplo, hoje em dia esse problema só persiste em Colíder, que nós já estamos fazendo o manejo dos pacientes para as outras unidades. Mas, como eu disse antes, nós temos um processo licitatório publicado e nós esperamos que possam aparecer as empresas que consigam atender a essa necessidade o quanto antes”, destacou.

Ortopedia em déficit

Segundo Gilberto, o déficit no setor ortopédico dos municípios é vigente em todo o Estado. Isso foi constatado com maior clareza após Mato Grosso registrar apenas 76 inscrições para a especialidade.

“Os números do concurso já mostram a deficiência no mercado e quanto mais distante do grande centro da Capital, é mais difícil para levar médico”, reiterou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet