Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
19:13:16
informe o texto

Notícias / Política

07/04/2024 às 13:21

“NÃO É BOM PARA O BRASIL”

Cumprindo o segundo mandato, Mendes se manifesta a favor de projeto que põe fim a reeleição

Governador ainda defendeu mandato único de 5 anos e que medida impediria a continuidade de gestões ineficientes

Da Redação - Amanda Garcia / Do Local - Jardel P. Arruda

Cumprindo o segundo mandato, Mendes se manifesta a favor de projeto que põe fim a reeleição

Foto: Assessoria

Cumprindo o segundo mandato frente ao comando de Mato Grosso, o governador Mauro Mendes (União) se manifestou a favor da PEC 12/2022, que propõe o fim a reeleição de prefeitos, governadores e presidente da República. Para o chefe do Executivo Estadual, além do ato de reeleição não ser bom para o Brasil, a proposta de um mandato único de 5 anos é ‘bastante razoável’.

Segundo Mauro, a medida impede a continuidade de gestões ineficientes e a recondução de maus gestores ao cargo Executivo.

“Eu sempre fui contra o ato de reeleição, acho que esse mecanismo não é bom para o Brasil. Eu acho 4 anos pouco, já 5 é bastante razoável, até mesmo para fazer uma tendência, é bastante relevante, porque você pode acertar e dizer que é pouco, mas errando, é muito. Porque eu nunca vi ninguém perder mandato do Brasil por incompetência ou ineficiência”, destacou.

O fim da reeleição deve ser debatido pelo Senado ainda este ano. Várias propostas de emenda à Constituição sobre o assunto já foram apresentadas, mas, até agora, nenhuma foi aprovada.

A reeleição foi incluída na Constituição Federal em 1997, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, que acabou se reelegendo graças a essa mudança. Desde 1891 não havia essa possibilidade.

Em 2022, o senador Jorge Kajuru, do PSB de Goiás, apresentou a PEC 12, que acaba com a reeleição para os cargos do Poder Executivo e aumenta de quatro para cinco anos o tempo de mandato, a partir de 2026.

À época, Kajuru defendeu a proposta em plenário, com o argumento de que a reeleição prejudica a tradição republicana brasileira e reforça o personalismo político de quem tenta se perpetuar no poder apresentando propostas eleitoreiras.

Com informações da Agência Senado 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet