Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
14:09:53
informe o texto

Notícias / Geral

06/04/2024 às 09:34

'NOVA DOENÇA'

Ministério da Saúde indica 11 casos confirmados de Febre Oropouche em MT

A Secretaria de Estado de Saúde pediu informações ao MS; Cuiabá emitiu alerta sobre risco crescente da doença

Marina Martins

Ministério da Saúde indica 11 casos confirmados de Febre Oropouche em MT

Foto: Getty Images

No início desta semana, a Diretoria de Vigilância em Saúde de Cuiabá, emitiu um alerta sobre o risco crescente de Febre Oropouche com a intenção de reforçar a vigilância e a detecção precoce de casos suspeitos.

Apesar de nenhum caso ter sido confirmado oficialmente pelas autoridades em saúde de Cuiabá ou do Estado, o Ministério da Saúde (MS) indica que 11 pessoas testaram positivo para a doença em Mato Grosso.

A Secretaria de Estado de Saúde (SES-MT) esclareceu que assim que tomou conhecimento dos casos, por meio do informe semanal do Centro de Operações de Emergência e Arboviroses, pediu informações do Ministério da Saúde e aguarda retorno.

O Leiagora conversou com o técnico do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Cuiabá (CIEVS), Weslen Padilha. Ele relatou que a Febre Oropouche é causada por um arbovírus, transmitido pela picada de mosquitos vetores conhecidos como “maruim” ou “porvinha”.

O técnico alertou que, assim como para evitar os casos de dengue e chikungunya, a eliminação dos criadouros é essencial.

“O que diferencia [as doenças] é sobre o vetor Aedes Aegypti e o Maruim/Mosquito-pólvora.  O Aedes se reproduz em criadouros que possui água parada. Já o vetor da Febre Oropouche coloca seus ovos em locais úmidos e ricos em matéria orgânica em decomposição: madeira apodrecida, frutas, cascas e folhas de árvores, esterco, fezes, esgoto e lama”, explicou.

Os sintomas da Febre Oropouche são muito semelhantes aos de outras doenças, incluindo febre súbita, dor de cabeça, dor muscular, dor nas articulações, tontura, sensibilidade à luz e náuseas. Por isso, é preciso eliminar todas as suspeitas.

“Deve se pensar em Febre Oropouche caso o paciente apresente os sintomas descritos e os exames laboratoriais para Dengue, Chikungunya e Zika (DCZ) apresentem resultados negativos”, reforçou Weslen.

Orientações

Qualquer caso suspeito da doença deve ser comunicado à Vigilância Epidemiológica de Cuiabá em até 24 horas, por meio do WhatsApp (65) 99206-8618.

Para viajantes que apresentem os sintomas, é importante procurar assistência médica, relatando o trajeto da viagem, especialmente se incluir áreas afetadas pela Febre Oropouche.

Amazonas, Rondônia e Pará são os estados que mais registraram casos no Brasil. Desde o início do ano, são 3.301 amostras positivas do vírus, de acordo com o MS.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet