Cuiabá, sábado, 25/05/2024
09:54:24
informe o texto

Notícias / Política

10/04/2024 às 13:59

SEM ELEMENTOS

Câmara dos Deputados arquiva pedido do PT para cassar mandato de Abilio

Maioria do Conselho de Ética julgou improcedente alegações de quebra de decoro parlamentar

Leiagora

Câmara dos Deputados arquiva pedido do PT para cassar mandato de Abilio

Foto: Câmara dos Deputados

O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados arquivou na manhã desta quarta-feira (10) uma ação do Partido dos Trabalhadores (PT) que pedia a cassação do deputado federal Abilio Brunini (PL) por quebra de decoro parlamentar. O PT acusava Abilio de ofender palestrantes de uma audiência pública, realizada em novembro de 2023, que discutia a guerra no Oriente Médio envolvendo Israel e o Hamas.
 
O relator da ação, o deputado federal Alexandre Leite (União Brasil-SP), entendeu que não havia elementos para configurar quebra de decoro parlamentar, descartando a abertura de processo disciplinar para cassação de mandato. O relatório foi aprovado com 12 votos favoráveis e três contrários. Não houve abstenção.
 
Foi recomendado que caberá ao presidente da Câmara dos Deputados, deputado federal Arthur Lira (PP-AL), decidir se aplica ou não censura verbal ao parlamentar mato-grossense.
 
Abilio elogiou os trabalhos de investigação e a prudência do presidente do Conselho de Ética, deputado federal Leur Lomanto Júnior (União Brasil-BA), bem como do relator Alexandre Leite, que formaram seus respectivos convencimentos a partir dos documentos contidos nos autos, rejeitando qualquer influência externa na elaboração do relatório final agora arquivado após rejeição da maioria do Conselho de Ética.
 
"Mesmo diante de uma certa pressão, o Conselho de Ética aplicou o que coube. Há uma certa discordância a respeito da aplicação de censura verbal, mas, o relatório foi muito justo. Espero que possamos continuar conduzindo a Casa de Leis da melhor maneira possível", pontuou.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet