Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
14:44:32
informe o texto

Notícias / Política

11/04/2024 às 13:12

TIRA DA CONTA

Prefeito é a favor da estadualização do HMC: ‘população cuiabana banca tudo’

Passar o bastão para o estado é algo estratégico, afinal, após tantos escândalos de corrupção na saúde pública, esta seria uma forma de “se livrar” de uma dor de cabeça

Paulo Henrique Fanaia

Prefeito é a favor da estadualização do HMC: ‘população cuiabana banca tudo’

Foto: Reprodução

O prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB) afirmou que aprova a proposta do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT) da estadualização do Hospital Municipal de Cuiabá (HMC). De acordo com o gestor municipal, o HMC atualmente funciona como uma espécie de Hospital Regional atendendo pacientes de diversos municípios do estado, o que acaba sobrecarregando as contas da Capital.
 
“Não tem um centavo do estado. É a população cuiabana bancando tudo com o apoio do Governo Federal. Isso sobrecarregou a população de Cuiabá. Se o HMC fosse só para Cuiabá, dava e sobrava. Ia fazer de Cuiabá uma saúde de primeiro mundo”, disse o prefeito durante entrevista concedida ao Jornal da Cultura na manhã desta quinta-feira (11).
 
A estadualização do HMC voltou a ser discutida na semana passada quando o presidente do TCE-MT, o conselheiro Sérgio Ricardo, se reuniu com Emanuel e depois com o governador Mauro Mendes (União) e sugeriu passar a gestão do hospital para o estado. Para Sérgio Ricardo, a prefeitura da Capital não tem condições de gerir o hospital e a estadualização é algo urgente.
 
Para o governador Mauro Mendes, o assunto tem que ser tratado com cautela. Segundo ele, desde 2013 a arrecadação municipal de Cuiabá duplicou, portanto o que deve ser analisado é a forma como o dinheiro é gerido.
 
Passar o bastão da gestão do HMC das mãos de Emanuel para o estado é algo estratégico para o prefeito, afinal, após tantos escândalos de corrupção na saúde pública, esta seria uma forma dele “se livrar” de uma dor de cabeça. Para tanto, o prefeito argumenta que o HMC atualmente é um hospital que atende serviços de alta complexidade que seriam de responsabilidade do estado de acordo com o princípio gestão triparetite do Sistema Único de Saúde (SUS).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet