Cuiabá, quarta-feira, 01/05/2024
11:25:53
informe o texto

Notícias / Política

18/04/2024 às 16:03

PL RACHADO

Na bronca com Abílio, Elizeu acusa pré-candidato de filtrar lideranças para garantir eleição de esposa e irmã de deputado

Abílio teria impedido que Cezinha Nascimento se filiasse ao PL durante a janela partidária. Isso pode fazer com que Elizeu apoie Botelho para prefeito de Cuiabá

Paulo Henrique Fanaia

Na bronca com Abílio, Elizeu acusa pré-candidato de filtrar lideranças para garantir eleição de esposa e irmã de deputado

Foto: Reprodução

Apesar de integrar o Partido Liberal (PL), o deputado estadual Elizeu Nascimento (PL) deve apoiar o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho (União) na corrida pelo comando do Palácio Alencastro no pleito deste ano. Na birra com o deputado federal Abílio Junior (PL) por conta de seu irmão, o vereador Cezinha Nascimento (União), o parlamentar estadual já deixou claro que o congressista não terá o seu apoio na Capital.

Elizeu afirma que vai focar na campanha à reeleição de seu irmão.
 
A bronca do deputado com Abílio se deve a uma manobra feita pelo congressista para evitar que Cezinha se filiasse ao PL durante a janela partidária. De acordo com Elizeu, o pré-candidato a prefeito pelo PL utilizou o pretexto de que Cezinha é base do prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) na Câmara para barrar a entrada do parlamentar na sigla.

Todavia, ainda de acordo com Elizeu, Abílio não fez qualquer objeção à permanência do atual presidente do Legislativo Cuiabano Chico 2000 (PL), que também integra a base de Emanuel.
 
Para o deputado estadual, essa narrativa de Abílio é apenas para esconder o seu projeto pessoal, que é eleger a própria esposa, Samantha Iris, e a irmã do deputado estadual Faissal Calil (Cidadania), Paula Calil, para à Câmara de Vereadores.
 
“Será que é porque hoje Cezinha pode atrapalhar o projeto pessoal dele de eleger a esposa e a irmã de determinados que estão mandando no PL de Cuiabá? (...) Quando houve a objeção do Abílio pelo nome do Cezinha, a nacional autorizou que eu pudesse pedir voto para a campanha do meu irmão. O tratamento que deram ao meu irmão, é o mesmo que devo dar. Tenho autorização de pedir voto e coordenar a campanha do Cezinha. Sobre prefeitura, prefiro não me manifestar agora porque tem a questão da fidelidade partidária e isso eu tenho que resolver com calma e cautela”, diz Elizeu.
 
Os tempos mudaram
 
Além da objeção de Abilio pela filiação de Cezinha, algo que ainda não desceu e que espanta o deputado Elizeu é a mudança de postura do congressista em relação às eleições de 2020.

 
Segundo Elizeu, quando Abílio disputou a prefeitura contra Emanuel em 2020, ele aceitou de bom grado o apoio dos irmãos Nascimento e não se importou com o fato de que ambos eram base de Emanuel. Mas agora que quer eleger a esposa Samantha e a irmã de Faissal, Abílio desdenha e rejeita o apoio da dupla.
 
Foi por esta razão que Elizeu se recusou a subir no trio elétrico no dia 
8 de abril, quando ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) esteve em Cuiabá para lançar a candidatura de Abílio para a prefeitura da Capital.
 
“Por existir uma certa resistência do pré-candidato Abílio Brunini em relação a filiação do Cezinha, eu preferi não estar no mesmo palanque que o deputado federal Abílio”, diz o deputado.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet