Cuiabá, segunda-feira, 20/05/2024
07:12:42
informe o texto

Notícias / Política

09/05/2024 às 08:07

TRABALHANDO JUNTOS

Contra a estadualização do HMC e São Benedito, Lúdio defende compartilhamento de responsabilidade

A estadualização do HMC e do São Benedito é uma pauta polêmica e que divide opiniões nas lideranças políticas em Cuiabá

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

Contra a estadualização do HMC e São Benedito, Lúdio defende compartilhamento de responsabilidade

Foto: AL / MT

O deputado estadual, Lúdio Cabral (PT) acredita que estadualizar o Hospital Municipal de Cuiabá (HMC) e o Hospital São Benedito não resolvem o problema na Saúde da Capital. Para o parlamentar, a solução está na divis]ao de responsabilidade entre estado e município.
 
“Estadualizar não é o X da questão. O HMC e o São Benedito têm que estar sob gestão do município, mas a alta complexidade em cardiologia pode e deve e ficar com a Secretaria Estadual de Saúde (SES). A gestão do contrato de oncologia pode e deve estar com a SES. Isso significa os dois entes sentarem à mesa pra partilhar responsabilidade e hoje há conflitos, há contratos de alta complexidade que estão sob gestão municipal, duplo funcionamento, fila dupla, confusão no acesso da população”, diz o parlamentar, que é pré-candidato a prefeito de Cuiabá no pleito deste ano.
 
A estadualização das unidades de Saúde divide opiniões entre as lideranças políticas do município. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) defende a estadualização e até mesmo já pediu, de forma oficial, uma reunião com o governador Mauro Mendes (União) para tratar do assunto.
 
Já o chefe do Executivo Estadual é contra a ideia. Na opinião dele, deve haver sim uma intervenção, mas em toda a gestão municipal. Mauro garante que a intervenção estadual na Secretaria Municipal de Saúde ajudou a resolver os problemas, mas foi só a pasta voltar para as mãos de Emanuel que tudo desandou.
 
Outro defensor da estadualização é o presidente do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Sérgio Ricardo. O conselheiro vai além e diz que a estadualização deve se4r feita em toda a Empresa Cuiabana de Saúde Pública.
 
Já falando como pré-candidato a prefeito, Lúdio garante que, se eleito, ela não teria dificuldade nenhuma em se reunir com Mendes para apresentar a proposta de dividir as responsabilidades.
 
“Faço oposição ao governador, uma oposição sistemática, crítica, coerente, mas isso não me impede de sentar com o governador e cobrar dele a responsabilidade com o município. (...) Ou há essa compreensão por parte do município e do estado que são corresponsáveis por Cuiabá e sentam à mesa para pactuar responsabilidades e tarefas, ou os problemas vão continuar existindo”, finalizou Lúdio.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet