Cuiabá, sábado, 15/06/2024
16:21:44
informe o texto

Notícias / Política

22/05/2024 às 15:29

VAI PARA A CCJR

Deputados aprovam projeto que acaba com incentivos fiscais de empresas que aderem à Moratória da Soja

Apenas os petistas Lúdio Cabral e Valdir Barranco foram contra a proposta

Da redação - Paulo Henrique Fanaia / Da reportagem local - Jardel P. Arruda

Deputados aprovam projeto que acaba com incentivos fiscais de empresas que aderem à Moratória da Soja

Foto: Reprodução

Foi aprovado em primeira votação o projeto de lei, de autoria do deputado estadual Gilberto Cattani (PL), que tem o objetivo de encerrar os incentivos fiscais das empresas que aderirem à moratória da soja. Com apenas dois votos contra e uma abstenção, a proposta agora vai passar pela Comissão de Constituição, Justiça e Redação do Legislativo Estadual.
 
Apenas os petistas Lúdio Cabral e Valdir Barranco foram contra a proposta. Já o deputado Wilson Santos (PSD), mesmo defendendo a proposta, preferiu se abster justificando que a o plenário ainda não tem informações suficientes para votar a proposta.
 
O Projeto de Lei nº 2.256/2023 já havia entrado na pauta de votações na semana passada, porém Lúdio e Barranco pediram vista do projeto.
 
A Moratória da Soja

A Moratória é um acordo firmado em 2008 entre empresas de exportação, chamadas de signatárias, tais como o grupo Amaggi, Cargill e Bunge. O acordo prevê que as relações comerciais de exportação de soja sejam condicionadas à proibição de desmatamento em propriedades produtoras na região amazônica a partir do referido ano.

A normativa tem gerado desconforto por parte de produtores rurais, haja vista que a lei brasileira admite desmatamento de até 20% das áreas totais de determinada propriedade rural. Pela Moratória, ainda que o proprietário não tenha atingido esse percentual, ele não poderá avançar no desmatamento legal se quiser fornecer às empresas signatárias.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet