Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
08:19:59
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

14/11/2018 às 13:31

Saiba o que abre e fecha no feriado em Cuiabá e VG

Maisa Martinelli

Com dois feriados próximos - Proclamação da República (15) e Consciência Negra (20) - alguns órgãos não terão expediente durante todos esses dias, já outros funcionarão normalmente. Saiba o que abre e fecha nesse feriadão.

Governo Estadual

Os órgãos públicos do Governo do estado não terão expediente entre os dias 15 e 20 de novembro, além dos pontos facultativos previstos no Decreto nº 1.318/2017, que abrange órgãos e entidades da Administração Pública Estadual Direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo.

Prefeitura

O prefeito Emanuel Pinheiro não aderiu ao ponto facultativo. Portanto, o expediente seguirá normalmente nos dias 16 e 19. Já a Prefeitura de Várzea Grande adotou o ponto facultativo.

Saúde

De acordo com a Secretaria de Saúde as unidades de saúde Centro de Reabilitação Dom Aquino Corrêa (Cridac), Centro de Odontologia para Pacientes Especiais (Ceope), Centro de Referência de Alta e Média Complexidade (Cermac), Farmácia de Alto Curso e MT Hemocentro estarão fechadas durante o feriado prolongado, retomando as atividades somente no dia 21. Já o Laboratório Central do Estado (Lacen) vai funcionar em regime de plantão. O Serviço de Atendimento de Urgência (Samu) trabalhará normalmente.

Segurança

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública (Sesp), as centrais de flagrantes do bairro Planalto e a central de ocorrências da Prainha, em Cuiabá, e a central de flagrantes em frente ao aeroporto de Várzea Grande funcionarão normalmente e devem centralizar nos procedimentos de Boletins de Ocorrências. Já as unidades administrativas não terão expediente.

A Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Instituto Médico Legal (IML) e Perícia Criminal continuam prestando serviços à comunidade durante o feriado. O IML, as delegacias especializadas em Homicídio (DHPP), de trânsito (Deletran) e de Repressão a Roubos e Furtos de Veículos (Derrfva) trabalharão em regime de plantão. Já as delegacias Especializadas em Roubos e Furtos de Cuiabá e Várzea Grande funcionarão sob regime de sobreaviso. A Derf Cuiabá contará com uma equipe plantonista, caso haja necessidade de atendimento presencial de roubos em residência que envolvam restrição à liberdade da vítima.

Boletim de ocorrência online

A Delegacia Virtual estará disponível para a população, que poderá receber atendimento online durante todo o feriado para registro de ocorrências que envolvem extravio/furto, exercício ilegal da profissão, desaparecimento de pessoas, calúnia, difamação, injúria, ameaça, constrangimento ilegal, violação de domicílio e realizar o pré-registro de outros crimes. A Delegacia Virtual pode ser acessada pelo link.

Educação

A Secretaria de Estado de Educação (Seduc), assessorias pedagógicas e os Centros de Formação e Atualização dos Profissionais da Educação Básica (Cefapros) não funcionarão, retomando as atividades somente no dia 21.

As Escolas Estaduais não abrirão nos feriados, porém cada unidade administrativa possui autonomia de decisão de cumprimento dos dias letivos previstos, podendo funcionar nos pontos facultativos.

Já a Prefeitura de Cuiabá e a Secretaria Municipal de Educação informaram que algumas escolas municipais da capital funcionarão normalmente na sexta (16) e segunda (19), a fim de repor as aulas perdidas em consequência da greve dos professores. No entanto, outras unidades, que não aderiram ao movimento e, portanto, não necessitam repor aulas, cumprirão normalmente o calendário escolar- onde já estavam previstos os feriados e pontos facultativos.

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 
 
Sitevip Internet