Cuiabá, sexta-feira, 20/09/2019
18:31:39
informe o texto

Notícias / Agro e Economia

12/06/2019 às 16:49

Com exportações de carne para a China suspensas, Imea pede cautela para o momento atual em MT

Bruno Bortolozo

Com exportações de carne para a China suspensas, Imea pede cautela para o momento atual em MT

Foto: Reprodução/Sistema Faep

Com a suspensão temporária das exportações de carne para a China após o caso de “vaca louca” atípico em Mato Grosso, o Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária (Imea) pede cautela ao setor.

Isso porque mesmo com a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) tendo declarado que os riscos ao país são insignificantes, as vendas para o país asiático foram suspensas, de forma temporária, pelo Ministério da Agricultura.

“De acordo com a Secex (secretaria de Comércio Exterior), em 2019 a média mensal das exportações de carne em Equivalente Carcaça (EC) para o mercado chinês (China + Hong Kong, entreposto da China) foi de 7,94 mil TEC (toneladas equivalente de carcaça) , um faturamento médio de US$ 22,99 milhões” disse o Imea.

Ainda conforme os economistas do instituto, até a pausa nas vendas, os chineses estavam recebendo a carne mato-grossense em ritmo acelerado depois da peste suína ter afetado o país.

“Para se ter uma ideia, Mato Grosso exportou 39,69 mil TEC e US$ 114,96 milhões em 2019, com o maior volume em maio, de 3,46 mil TEC somente para a China! Como a China e Hong Kong representam cerca de 25,78% das exportações de Mato Grosso, a perda deste significativo cliente pode impactar, acarretando, além do menor faturamento e visibilidade com o mercado internacional, aumento na oferta doméstica e pressão nos preços da cadeia. O momento pede cautela.”

As negociações do mercado de reposição de Mato Grosso também acabaram afetadas com o caso de “vaca louca” atípico no estado, no entanto não fez crescer a relação de troca boi/bezerro, que caiu 1,34% e ficou em 1,68 cabeça.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet