Cuiabá, domingo, 22/09/2019
15:04:41
informe o texto

Notícias / Judiciário

11/09/2019 às 15:38

Justiça proibe Energisa de cortar energia de homem tetraplégico

Maisa Martinelli

Justiça proibe Energisa de cortar energia de homem tetraplégico

Foto: Reprodução Internet

A Energisa foi impedida pela Justiça de cortar o fornecimento de energia elétrica a uma família carente de Sorriso (400 km de Cuiabá), pelo motivo de um dos membros ser tetraplégico e necessitar de ambiente climatizado para evitar que se proliferem lesões pelo corpo. A decisão foi proferida pela Turma Recursal Única do Tribunal de Justiça (TJMT), ao acolher recurso do defensor público Marco Aurélio Saquetti.

O TJMT acompanhou o voto do relator, desembargador Valdeci Moraes Siqueira, que acolheu, por unanimidade, o pedido da Defensoria Pública, reconhecendo o argumento do defensor.

Saquetti argumentou que o corte de energia em decorrência do não pagamento da fatura não pode ser realizado quando há risco de ameaça à vida e à saúde do usuário que necessita de assistência médica domiciliar para sobreviver. O defensor público alegou ainda que o referido caso é especial e isolado.

 "Os efeitos da sentença trarão reflexos importantes na vida de uma pessoa, que depende do serviço de fornecimento de energia elétrica para sobreviver, devendo a decisão a ser proferida estar baseada principalmente nos princípios da dignidade da pessoa humana e do direito à vida, que são basilares em nosso sistema jurídico", diz parte dos autos.

Marco Aurélio pontuou que, neste caso, deve-se buscar os meios judiciais cabíveis a fim de buscar receber o crédito que afirma ter. Na decisão, os desembargadores afirmaram que "a impossibilidade do corte não acarreta prejuízo à concessionária, pois não impede outros meios de cobrança da dívida, tal como a inscrição dos débitos no cadastro de inadimplentes, sejam feitos".

Foram anexados ao processo laudos médicos e receituários da Secretária Municipal de Saúde que comprovaram que A.F.C., de 24 anos, possui sequelas decorrentes de traumatismo craniano encefálico, necessitando de cuidados médicos intensivos, incluindo um aspirador, sendo imprescindível o fornecimento de energia elétrica para sua sobrevivência.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

Enquete

Você está satisfeito (a) com a gestão do governador Mauro Mendes?

Você deve selecionar uma opção
+enquetes
 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet