Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
06:57:04
informe o texto

Notícias / Geral

02/11/2019 às 19:11

Agência Fluvial de Cáceres alerta população para presença de onça

Leiagora

Agência Fluvial de Cáceres alerta população para presença de onça

Foto: Reprodução da internet

A Agência Fluvial de Cáceres emitiu um alerta na tarde desta sexta-feira (1) após o aparecimento de uma onça parda nas imediações da Baia do Malheiros em Cáceres (distante a 220 km de Cuiabá). De acordo com a Unidade da Marinha do Brasil, o animal foi visto, às 15h, em frente à cais da Praça Barão na área central do município, por uma equipe de inspeção naval.

Em entrevista ao Cáceres Noticias o Comandante da Agência Fluvial de Cáceres, Capitão Tenente Estanislau Geraldo de Carvalho informou que o objetivo do aviso é repassar a informação aos moradores e alertar praticantes de caminhadas, e pescadores para evitem andarem na área onde o felino foi visto.

Esta é a segunda vez que um felino de porte grande visita a ilha em frente ao cais de Cáceres, em julho de 2018 uma onça pintada ficou no local por cerca de um mês, e fez a alegria dos curiosos e turistas.

Na época conversamos com o Professor Manoel dos Santos Filho, doutor em Ecologia, e que estuda as onças pintadas a mais de 20 anos, que reforçou a preocupação com o aparecimento do animal nas áreas próximas da cidade.

“Há duas possibilidades, uma pode ser que está onça seja um animal jovem, pois quando elas se encontram nesta idade elas são expulsas pelos pais para evitar endogamia elas acabam indo para novos territórios, fato que existem poucos locais para esses novos animais. A segunda alternativa e que pode ser a mais plausível é que parece ser um animal velho, e bem magro, nesse caso o animal se torna perigoso, pois onças nessa idade acabam perdendo os dentes e por isso não conseguem mais caçar torna-se perigosos, pois podem atacam qualquer coisa”, alertou o pesquisador.

Recentemente uma onça parda invadiu uma residência no bairro Cavalhada 2, e uma família foi resgatada pela Policia Militar após confundir o felino com um cachorro.
Cáceres Noticias
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet