Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
05:25:36
informe o texto

Notícias / Geral

23/03/2020 às 18:27

MT tem seis casos confirmados de coronavírus e 210 suspeitos

A subnotificação dos casos deve-se à demora no resultado dos exames.

Alline Marques

MT tem seis casos confirmados de coronavírus e 210 suspeitos

Foto: Tchélo Figueiredo - Secom/MT

Até o momento, em Mato Grosso existem 210 casos suspeitos de coronavírus e seis foram confirmados pela Secretaria de Estado de Saúde, sendo cinco em Cuiabá e um em Várzea Grande. A subnotificação dos casos deve-se à demora no resultado dos exames.

Apesar de o Laboratório Central ter iniciado os testes das mostras na quinta-feira, não houve uma grande variação nos números de exames realizados, já que foram 37 descartados e outros quatro confirmados desde sexta-feira (20). Por outro lado, aumentou-se significativamente os casos suspeitos.

O secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo, informou ainda o credenciamento dos laboratórios Carlos Chagas e Santa Rosa para realização dos exames, o que deve acelerar os resultados. “Gostaríamos de apresentar os laudos com mais velocidade. Somente na quinta os Lacens de todo Brasil foram qualificados e muitos testes dos primeiros casos foram encaminhados para São Paulo e estamos aguardando. A partir de agora irá aumentar, mas ainda varia de 24 horas a 72 horas”, informou em entrevista coletiva na tarde de hoje.

Outro ponto que tem gerado atraso, segundo Figueiredo, é a coleta nos municípios. Isto porque precisam atender as normativas técnica e alguns exames precisam ser repetidos, o que gera uma demora maior para a conclusão do laudo. Por outro lado, ele adiantou também que chegará um determinado momento em que não irá testar os casos suspeitos. “Não haverá condições de testar toda a população”.

Os municípios com casos suspeitos são: Alta Floresta (3), Araputanga (1), Aripuanã (3), Barão de Melgaço (1), Barra do Garças (1), Cáceres (3), Campos Novo do Parecis (6), Campo Verde (3), Comodoro (3), Cotriguaçu (1), Cuiabá (21), Guarantã do Norte (1), Guiratinga (1), Ipiranga do Norte (1), Juína (2), Juruena (1), Lucas do Rio Verde (6), Matupá (2), Nova Monte Verde (1), Nova Mutum (1), Nova Olímpia (1), Nova Xavantina (1), Novo Horizonte do Norte (1), Paranatinga (3), Pedra Preta (1), Peixoto de Azevedo (1), Pontes e Lacerda (2), Poxoréo (1), Primavera do Leste (5), Rondonópolis (17), São José do Rio Claro (3), Sapezal (2), Sinop (14), Sorriso (1), Tabaporã (2), Tangará da Serra (13), Terra Nova do Norte (1), Várzea Grande (12), Vila Bela da Santíssima Trindade (1). Há ainda outros 66 casos em que não foram informados os municípios devido à instabilidade do sistema de informação.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet