Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
21:23:59
informe o texto

Notícias / Geral

05/04/2020 às 14:02

Ações voltadas a população em situação de rua permanecem durante enfrentamento ao coronavírus

Cerca de 450 refeições continuam sendo distribuídas nos principais pontos da Capital

Leiagora

Ações voltadas a população em situação de rua permanecem durante enfrentamento ao coronavírus

Foto: Assessoria

O prefeito Emanuel Pinheiro anunciou em transmissão ao vivo pelas redes sociais que as medidas já adotadas pelo município no enfrentamento ao coronavírus devem prosseguir até o dia 10 de maio. A Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência dará continuidade na distribuição de marmitas nos pontos de maior aglomeração de moradores em situação de rua, como as regiões da Rodoviária, Porto e em frente ao Restaurante Popular, no centro da Capital.   

Todas as medidas adotadas pelo chefe do Executivo Municipal são fundamentadas em avaliações do Comitê da Enfrentamento contra o novo coronavírus. Seguem ainda as orientações da Organização Mundial de Saúde.

De acordo com levantamento apresentado pela equipe de abordagem da Secretaria, do dia 23 de março a 05 de abril, foram entregues mais de 5 mil refeições para essas pessoas em risco de vulnerabilidade social, o equivalente a 450/dia.

“A estratégia voltada para esse público irá permanecer conforme determinado pelo prefeito Emanuel Pinheiro. Todos os dias, de segunda a domingo, a equipe de abordagem estarão nas ruas oferecendo esse carinho especial nesse momento de pânico e frustação de todos”, disse o secretário municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, Wilton Coelho.

Além das refeições, a equipe de abordagem da Secretaria está passando todas as orientações sobre as formas de prevenção ao Covid-19 com entrega de kits de higiene pessoal, águas e cobertores.

Essa ação de acolhimento se estende aos albergues municipais, sendo três unidades com capacidade de atendimento de até 50 pessoas. Segundo levantamento, hoje estão abrigadas 110 pessoas. “Infelizmente a Prefeitura não tem poder de polícia para obrigar essas pessoas a irem para uma das nossas unidades. Fazemos todas as orientações e mostramos a importância desses locais, mas a resistência é grande, a grande maioria não aceita pois os albergues tem normas e regras a serem seguidas”, reforçou o secretário.

Na oportunidade, o secretário disse ainda que foram adquiridos 300 colchões que serão entregues para possíveis novas ações de enfrentamento determinadas pelo prefeito. “Estamos trabalhando diuturnamente, traçando estratégias efetivas de atendimento de qualidade voltada a população em situação de rua que tanto precisam dos serviços públicos, principalmente da área social”.

No que tange a pasta social do Município, as 14 unidades d02 Centros de Referência Especializado (Creas) continuam abertas para atender as demandas de Cuiabá.“A Prefeitura está trabalhando de forma planejada para que o bem da saúde pública seja preservado.

Colocamos em prática ações que, em conjunto, têm sido fundamentais para conter o avanço do Covid-19 em Cuiabá. Estamos enfrentando um momento difícil, mas temos a certeza que com a colaboração de todos vamos superar”, concluiu o prefeito Emanuel Pinheiro. 

 
Da assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet