Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
05:01:35
informe o texto

Notícias / Geral

15/04/2020 às 08:30

Especialista alerta para efeito rebote após fim de isolamento e critica uso de máscaras

Wong é pediatra e toxicologista, chefe do Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de SP e assessor da OMS

Alline Marques

Especialista alerta para efeito rebote após fim de isolamento e critica uso de máscaras

Foto: Reprodução

O médico Anthony Wong, 72 anos, tem chamado a atenção nos últimos dias ao dar entrevistas em diversos canais nacionais de TV com um posicionamento contrário ao uso indevido excessivo de máscaras e o isolamento social horizontal, chamado como lockdown.

Wong é pediatra e toxicologista, chefe do Centro de Assistência Toxicológica do Instituto da Criança do Hospital das Clínicas de São Paulo e assessor da Organização Mundial da Saúde (OMS).

O especialista cita exemplos de países como Australia, Indonésia, Malásia, Hong Kong que conseguiram controlar o coronavírus fazendo apenas o isolamento vertical. Em gráficos, ele mostra as curvas da doença e pontua que a quarentena prolongada acabará por fazer com que o número casos volte a crescer no país quando a população retornar à rua.

Anthony alega ainda que o clima é um fator favorável ao Brasil, já que o vírus teria uma tendência de maior propagação em regiões frias. Este ponto já foi debatido com o ministro da saúde, Luiz Henrique Mandetta, que confirmou que os picos da doença no país deverão ocorrer em momentos diferentes em cada uma das regiões, levando em consideração o clima de cada localidade.

Questionado sobre o fato de a curva de contaminação pelo vírus estar abaixo das expectativas, o médico afirma: “por mais que as pessoas dizem que é por causa do isolamento, quando você determina a quarentena e apresenta resultado depois de duas semanas eu não posso em sã consciência dizer que tudo isso é causado pelo isolamento. Já sobre o clima, isto está escrito em todas as revistas, calor e umidade são responsáveis por reduzir o contágio do vírus. E o Coronavírus é sensível ao calor e alta umidade”.

De acordo com Wong, a quarentena agora fará com que daqui dois meses o Brasil tenha uma nova fase de contágio. “Não é teoria, são modelos matemáticos. Você ‘sequestra’ o povo, eles carregam o vírus e quando você libera essas pessoas terão contato com quem não teve e volta se ter uma nova onda de casos, chamado de rebote, o ressurgimento da doença”.

Ele alega que países como Itália, Espanha, França e Reino Unido que optaram pelo Lockdown estão demorando mais para estabilizar a situação e o sistema entrou em colapso. Além disso, tem uma população de idosa muito grande e o clima é frio. Já outros países como Alemanha, realizaram apenas o isolamento vertical e está conseguindo ter uma eficácia maior no controle da propagação da doença.

Porém, a opinião dele diverge de outros especialistas que alegam estes países europeus sofrem a consequência de terem demorado para realizar o isolamento. No Porém, Wong é categórico em afirmar que o isolamento horizontal é prejudicial no combate ao coronavírus.

MÁSCARAS

Outro assunto é o uso de máscaras. Em Mato Grosso, por exemplo, o governo determinou a obrigatoriedade da medida, no entanto, o especialista alega que somente deve usar o produto quem tiver sintomas de resfriados. Além disso, o uso contínuo e prolongado por mais de duas horas terá um efeito contrário, causando inclusive infecções.

“O asiático já tem o hábito de usar a máscara em qualquer situação que ele julgar que pode contaminar alguém. A máscara é para pessoas que já estão com coriza, tosse, espirrando. A recomendação da OMS é de que deve usar máscara se tiver sintomas de resfriados para não contaminar os outros de qualquer doença”, explicou Wong.

A Organização Mundial de Saúde desde a semana passada vem orientando a população sobre o uso das máscaras e reforça que a prioridade é para profissionais de saúde e pessoas com sintomas. Já as demais precisam se atentar para os riscos, forma correta de usar e também de higienizar o material. Um documento publicado pela OMS elenca ainda uma série de riscos a partir desse uso indiscriminado da máscara: auto contaminação após tocar no material contaminado, dificuldades respiratórias provocadas por alguns materiais, falta de material para profissionais da saúde, falta de cuidado com outras medidas de proteção, como higienização das mãos.

A OMS informou que está colaborando com pesquisas que tentam precisar a eficácia de máscaras caseiras para conter o avanço da doença. Mas que ainda não há evidências suficientes para fazer uma recomendação contra ou a favor do uso.

* As declarações de Anthony Wong foram dadas em entrevista para o canal China Link Trading, que traz vídeos de diferentes tópicos, gravados por brasileiros que moram na China e trabalham no segmento de importação e negócios.

 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

1 comentário

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • Tiago Pereira Dias 03/05/2020 às 00:00

    Moro na Australia e o país está realmente tendo muito sucesso no combate ao corona virus. Porém não é verdade que o país esta adotando o isolamento vertical. Alias, nem se fala nisso por aqui. e sim do tipo de estrategia adotada, que é a de supressão do virus, ou seja um distanciamento geral da população para reduzir ao máximo o contágio. Se quiserem saber mais, entrem em sites australianos e vejam por vocês mesmos.

 
Sitevip Internet