Cuiabá, terça-feira, 30/04/2024
07:26:55
informe o texto

Notícias / Judiciário

21/04/2020 às 10:15

Homem que arrancou o coração da tia pede para sair da prisão e Justiça nega

Advogado de defesa alegou excesso de prazo, considerando que Lumar está preso há mais de nove meses

Camilla Zeni

Homem que arrancou o coração da tia pede para sair da prisão e Justiça nega

Foto: Reprodução

A juíza Emanuelle Chiaradia Navarro Mano, da Primeira Vara Criminal de Sorriso (400 km de Cuiabá), negou um pedido de revogação da prisão preventiva de Lumar Costa da Silva. 

Lumar foi denunciado pelo Ministério Público de Mato Grosso no dia 26 de julho de 2019, acusado de matar a própria tia, Maria Zélia da Silva Cosmos, de 55 anos, e arrancar seu coração. 

Os advogados de Lumar alegaram excesso de prazo, considerando que sua prisão preventiva excedeu os 90 dias previstos em lei. Contudo, ao analisar o caso, a Justiça negou a alegação.

A magistrada ponderou que teve uma alteração na competência do julgamento e que o laudo pericial que aponta insanidade por parte de Lumar só foi juntado ao processo em fevereiro.

"O feito tem sido processado normalmente, não havendo como se imputar ao Juízo qualquer culpa pela demora", escreveu a juíza. Por isso, indeferiu o pedido.

O crime
O caso aconteceu na noite do dia 2 de julho de 2019, no bairro Vila Bela, em Sorriso.  O rapaz, vindo de São Paulo, chegou a morar um tempo com a vítima, mas foi expulso de casa depois que ela descobriu que ele seria usuário de drogas. 

O crime chocou tanto a cidade que Lumar precisou ser transferido de presídio, pois corria risco de morte.

A promotora Maisa Fidelis Pyrâmides, do Ministério Público, disse que Lumar cometeu o assassinato por motivo fútil, meio cruel, feminicídio e utilizando recurso que dificultou a defesa da vítima. Ela pediu a condenação por homicídio quadruplamente qualificado e destacou que ele não tinha sinais de problemas mentais.

Maisa disse ainda que o crime foi "bárbaro e cruel", e que Lumar não apenas matou a tia, arrancou o coração e levou para a filha da mulher, como ainda teria lhe roubado R$ 800 que ela tinha recebido como pagamento de aluguéis.

A promotora citou o registro do delegado responsável pelo inquérito do caso, que destacou que o acusado seria "uma pessoa muito inteligente". O delegado pontuou que Lumar é autodidata e aprendeu outro idioma sozinho, e que, segundo seu pai, ele teria recebido inclusive uma proposta para trabalhar em outro país.

Leia também
Laudo confirma insanidade de homem que arrancou o coração da tia; sofre transtorno bipolar
 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet