Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
01:21:31
informe o texto

Notícias / Política

07/05/2020 às 13:00

Bussiki recorre e garante oitiva de servidor na CPI do Paletó

A oitiva foi reagendada para a próxima quarta-feira

Kamila Arruda

Bussiki recorre e garante oitiva de servidor na CPI do Paletó

Foto: Câmara de Cuiabá

O vereador Marcelo Bussiki (DEM), presidente da Comissão Parlamentar de Inquérito instaurada na Câmara de Cuiabá contra o prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), conseguiu derrubar a liminar que tornou facultativo o depoimento do servidor Valdecir Cardoso no âmbito da CPI.

O democrata ingressou com um mandado de segurança contra a decisão da juíza Ana Cristina Silva Mendes, responsável pela 7ª Vara Criminal de Cuiabá, que havia acatado um habeas corpus preventivo com pedido de liminar impetrado por Valdecir, o qual garantiu a ele o direito de comparecer ou não a oitiva.

O recurso foi aceito pela Justiça por meio de uma decisão proferida pelo desembargador Rui Ramos, e Valdecir terá que presta depoimento junto a CPI. A oitiva do servidor era para ter ocorrido nesta quarta-feira (7). Com a nova decisão, ela foi redesignada para a próxima quarta-feira (13).

Valdecir foi o responsável por instalar as câmeras no gabinete de Silvio Cesar Correa, ex-chefe de gabinete do ex-governador Silval Barbosa, a qual flagrou o atual chefe do Executivo Municipal recebendo maços de dinheiro.

Este fato pesou na decisão que garantiu a oitiva do servidor. “O consignado na decisão objurgada, de que embora não conste no ato de instituição da Comissão Parlamentar de Inquérito a suposta conduta da testemunha como objeto de abrangência das atividades da Comissão, é certo que, o ato que supostamente se atribui em seu desfavor estaria intimamente relacionado a prática criminosa, o que, por consequência, fazer como que ele preste depoimento sob compromisso restringiria o seu direito a não incriminação, especialmente por estar respondendo a ação penal”, diz trecho do despacho.

As demais oitiva que foram aprovadas nesta semana, como a do ex-deputado José Riva e do irmão do prefeito, o empresário Marcos Polo, conhecido como “Popó”, ainda serão agendadas.

“Vamos definir ainda quando será realizada as oitivas aprovadas nesta semana. Como a oitiva do Valdecir já estava no planejamento e não ocorreu por decisão da justiça, que agora determinou que ele vá, será automaticamente transferida para a quarta-feira, dia 14”, finalizou Bussiki.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet