Cuiabá, sábado, 11/07/2020
22:44:13
informe o texto

Notícias / Geral

31/05/2020 às 17:00

Unic contribui com produção de álcool glicerinado para município de Primavera do Leste

Já foram produzidos 7 mil litros do produto para atender a Secretaria Municipal de Saúde e órgãos dos serviços públicos essenciais do município

Leiagora

Unic contribui com produção de álcool glicerinado para município de Primavera do Leste

Foto: Assessoria

O álcool, um dos itens usados na prevenção ao coronavírus (COVID-19), está em falta em muitos locais. A Unic de Primavera do Leste é parceira do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), empresas e entidades, para produção de sete mil litros do produto para doação à Secretaria de Saúde de Primavera do Leste (MT) e outros órgãos de serviços essenciais do município. O álcool líquido glicerinado para assepsia das mãos será utilizado no combate ao coronavírus na cidade.

Os dois primeiros lotes de produção, com quatro mil litros de álcool no total, foram entregues em abril. "Contribuímos com a vidraria de aferição e com conhecimento técnico, por meio da participação dos nossos professores", explica Elis Schlickman, diretora da Unic de Primavera do Leste. Vívian Tallita Pinheiro de Santana, professora dos cursos de Farmácia e Biomedicina, e Phelipe Magalhães Duarte, professor nas graduações de Farmácia, Biomedicina e Agronomia, foram convidados para voluntariar no projeto.

Em maio, mais 3 mil litros foram doados, sendo 2.330 litros entregues essa semana. A forma glicerinada foi escolhida por ser mais simples e rápida de produzir, com insumos mais acessíveis. "A produção atenderá a Secretaria Municipal de Saúde do município e órgãos dos serviços públicos essenciais, como corporações da polícia, corpo de bombeiros, instituto médico legal, fórum e agências bancárias do município", esclarece Vivian, professora dos cursos de Farmácia e Biomedicina.

De acordo com a docente, a produção só foi possível em razão das doações feitas ao IFMT, que obteve matéria-prima de vários órgãos e outros campi. "Professores, técnicos e alunos do curso de Química do Instituto conseguiram adequar um laboratório às exigências da vigilância sanitária e, com isso, fomos convidados a colaborar como professores voluntários. Nossa participação, então, foi fornecer força de trabalho para a produção, que é totalmente manual, além do conhecimento técnico, por meio de cálculos para formulações que atendem às regras da farmacopeia e órgãos de vigilância. Ainda auxiliamos na aferição do teor alcoólico da matéria-prima doada", explica.

"Enquanto o campus estiver recebendo doação de matéria-prima, vamos contribuir na produção de álcool líquido glicerinado. Nos sentimos honrados pelo convite e ainda mais satisfeitos em podermos auxiliar na suplementação da demanda da necessidade atual de álcool antisséptico nesse momento de pandemia, ajudando a reduzir a disseminação do vírus em favor da saúde geral da população", finalizou a professora dos cursos de Farmácia e Biomedicina da Unic Primavera do Leste.
Assessoria

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet