Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
20:31:01
informe o texto

Notícias / Geral

08/06/2020 às 08:20

Covid-19 em MT leva municípios a pararem atividades e implantar toque de recolher

As três cidades possuem casos confirmados da doença e preocupam os gestores

Camilla Zeni

Covid-19 em MT leva municípios a pararem atividades e implantar toque de recolher

Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Com o aumento de casos do novo coronavírus pelos municípios de Mato Grosso, alguns prefeitos se viram obrigados a adotar medidas diferentes de prevenção ao avanço do vírus. É o caso de Confresa (1.180 km de Cuiabá), Nossa Senhora do Livramento (40 km de distância) e Rondonópolis (212 km distante da Capital).

Em Confresa, onde há 132 casos confirmados da doença e 3 mortes, em uma população estimada pelo IBGE de 30,9 mil habitantes, o prefeito Ronio Condão (PSDB) decretou o chamado “lockdown”, ou seja, mandou fechar todas as atividades do município por um tempo determinado.

Até o momento, apesar da medida ser conhecida em todo o mundo e já ter sido adotada em outras partes do Brasil, Confresa é o primeiro município a implementá-la. 

Conforme o gestor, o lockdown foi decretado porque a saúde do município “já entrou em colapso”. Em um vídeo publicado pela prefeitura, Condão destacou que a cidade conseguia atender cerca de 10 pacientes por hora, mas o número triplicou em razão da covid-19.“Estamos atendendo um quadro expressivo de pessoas graves em UTI. Sabemos que se não abaixar essa curva, ascendente e exponencial, o município de Confresa pode ter mais mortes”, disse. 

Por lá o lockdown está em vigor desde sexta-feira (5) e vale para os próximos 15 dias. Os moradores da cidade ficam proibidos de sair de casa até o fim do período. A exceção é para irem ao mercado e farmácias, assim como para fazer transações bancárias ou consultas médicas. O decreto também proíbe a venda de bebida alcoólica durante esse período.

Livramento
Em Nossa Senhora do Livramento, o prefeito Silmar Gonçalves (DEM) foi testado positivo para a covid-19. O diagnóstico saiu neste domingo (7), mas, ainda antes, a prefeitura já tinha adotado medidas de prevenção mais duras no município.

Por lá, a prefeitura decretou toque de recolher a partir da próxima segunda-feira (8), pelo prazo de 30 dias. Os moradores estarão proibidos de circular pela cidade das 18h às 6h, de segunda a sexta-feira. No sábado, domingo em feriados essa proibição é das 12h às 6h. Os horários também valem para o funcionamento das atividades econômicas. Academias, bibliotecas, igrejas e templos ficam proibidos de funcionar nesse período de 30 dias. 

O prefeito justificou as medidas como necessárias, visto que o município tem alta taxa de pessoas idosas. Até o momento, por lá, foram confirmados 17 casos de infecção pelo coronavírus. Três pessoas estão recuperadas da doença.

Rondonópolis
Ao sul de Mato Grosso, o prefeito de Rondonópolis também voltou a impor medidas restritivas para a população. Dessa vez, o fechamento decretado por Zé Carlos do Pátio (SD) mexe com o funcionalismo público.

O prefeito mandou fechar os prédios da administração municipal por 14 dias, a partir de segunda-feira (4). A medida foi tomada depois que quatro servidores testaram positivo para o novo coronavírus. Nesse período o prédio vai ser higienizado e os servidores vão trabalhar de suas casas.

Conforme o governo do Estado, Rondonópolis registra 361 casos de covid-19, sendo a terceira cidade com maior número de pessoas infectadas. Em relação aos casos fatais, o município ocupa a mesma posição, com 12 mortes confirmadas até esse sábado (6).
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet