Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
23:05:20
informe o texto

Notícias / Política

09/06/2020 às 13:35

Prefeituras de Cuiabá e VG podem prolongar feriado para conter proliferação da covid-19

A medida seria reflexo das declarações do secretário de Estado de Saúde que afirmou que os sistema entrou em colapso

Kamila Arruda

Prefeituras de Cuiabá e VG podem prolongar feriado para conter proliferação da covid-19

Foto: Assessoria

Com objetivo de reduzir a proliferação do novo coronavírus (Covid-19), a prefeita Lucimar Campos (DEM), de Várzea Grande, pretende prorrogar o feriado de quinta (11) até segunda-feira (15).

No entanto, a medida seria válida para determinados setores e só será colocada em prática se o prefeito de Cuiabá Emanuel Pinheiro (MDB) adotar a mesma postura. Porém, a capital começou a reabrir shoppings, bares e restaurantes somente nos últimos dias, o que complicaria para o medebista tomar esta atitude agora. 

A ação foi debatida durante reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19, criado na cidade industrial, o qual conta com a participação de membros do Poder Executivo, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros e Vigilância Sanitária.

A proposta também já foi levada pela prefeita ao chefe do Executivo da Capital, que garantiu que iria avaliar a aplicabilidade da medida. Eles devem voltar a se reunir para tratar deste assunto nesta quarta-feira (10).

Enquanto isso, a equipe técnica do Paço Couto Magalhães, juntamente com o Comitê, estudam quais setores poderão manter as portas fechadas neste período. A tendência é que apenas os estabelecimentos comerciais que forneçam serviços essenciais permaneçam abertos neste feriado prolongado.

A medida “extrema” seria reflexo do balanço divulgado pelo Governo do Estado na manhã desta terça-feira (09). Em entrevista coletiva, o secretário de saúde de Mato Grosso, Gilberto Figueiredo, disse que a saúde do Estado já está em colapso, tendo em vista o número de leitos já ocupados por pacientes que testaram positivo para o novo vírus.

De acordo com o integrante do primeiro escalão estadual, os leitos de UTIs destinados ao tratamento da Covid-19 em Cuiabá e Várzea Grande estão, praticamente, todos ocupados.

Como se trata de cidades vizinhas, Lucimar acredita que prolongar o feriado de Corpus Christi apenas em Várzea Grande não surtirá efeito. Por conta disso, espera tomar uma decisão em conjunto com o prefeito da Capital.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet