Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
21:30:14
informe o texto

Notícias / Leia Rápido

06/07/2020 às 17:44

Transparente, mas nem tanto

Leiagora

Transparente, mas nem tanto

Foto: Reprodução

A prefeitura de Cuiabá não tem poupado espaço para divulgar seu canal super exclusivo de transparência dos gastos da covid-19, mas, ao que parece, a transparência não é tão exata quanto se divulga. Se você quiser ter certeza dos dados publicados, é melhor checar com as assessorias do município.

Na planilha de gastos emergenciais feitos pela Secretaria Municipal de Saúde, por exemplo, as informações disponibilizadas não parecem confiáveis. Quando o Leiagora escreveu sobre a compra de 50 respiradores ao custo de R$ 1 milhão a mais do que pagou o governo do Estado, a Secretaria informou para a reportagem que o contrato havia sido cancelado. Essa informação não constava no Portal da Transparência até o questionamento da equipe de reportagem. No dia seguinte, porém, a tabela já estava atualizada com uma “observação” escrita em vermelho.

Nesta segunda-feira (6) o Leiagora voltou a questionar sobre outro documento publicado no Portal: o polêmico contrato dos drones, que seriam usados para desinfecção dos ambientes por vias aéreas. Ele teria sido suspenso há meses, informação que constava na Transparência até há duas semanas, quando a "observação" foi retirada. O que teria acontecido, então? Teria o contrato voltado a ativa? Não. 
Mais uma vez a secretaria informou que o tal documento estava cancelado, sem que isso constasse no Super Portal.

Fato é que, ao que parece, apesar das informações estarem disponibilizadas (em uma planilha mal feita e em PDF, que merecia um puxão de orelha do Ministério Público e do Tribunal de Contas), elas não são confiáveis. Alô, poder público.

Para sanar as curiosidades, segue um print da planilha de transparência. Boa sorte para quem quiser tentar ler. Mas segue aqui o PDF extraído.


Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet