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18/07/2020 às 09:10

Estudantes de MT reivindicam bonificação na nota do Enem para ingresso na Unemat

A pauta chegou a ALMT por meio de um Projeto de Lei apresentado por lideranças partidárias

Maria Clara Cabral

Estudantes mato-grossenses deram início, nesta semana, a uma mobilização pela adoção de uma bonificação em pontos nas notas do Enem na Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat). É que a instituição fará o processo seletivo dos alunos via Sisu, pelos resultados de 2017 a 2019. A medida foi adotada diante da impossibilidade do vestibular presencial 2020/2 durante a pandemia do novo coronavírus.

A pauta chegou a Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) por meio de um Projeto de Lei apresentado por lideranças partidárias na tarde da quarta-feira (16). A proposta prevê uma bonificação de 20% da nota final de estudantes que comprovarem o ensino médio em instituições públicas ou privadas de Mato Grosso ou domicílio há cinco anos (ininterruptos) ou dez anos (intercalados) no estado.

Os estudantes alegam que se sentem prejudicados, principalmente em cursos de graduação mais concorridos. Isso porque, além do vestibular ser presencial, a forma de ingresso contava com questões sobre História e Literatura de Mato Grosso, por exemplo, o que beneficiava os alunos locais.

“Não somos contrários a medida da Unemat de suspender o vestibular, até porque não teria como. Mas a concorrência nesse caso aumenta muito e o vestibular tinha esses artifícios que nos beneficiavam. Com o ingresso totalmente pelo Enem não existe mais essa distinção, por isso o bônus”, explica a estudante Fernanda Fernandes, de Cuiabá.

A mobilização reitera o custeio da universidade com recurso oriundo de tributos estaduais e considera as desigualdades regionais na educação, além da evasão por parte de discentes de fora, que costumam deixar o estado após a formatura.

Os deputados Lúdio Cabral (PT), Janaina Riva (MDB) e Willson Santos (PSDB) se manifestaram favoráveis à pauta.

“É pelos nossos estudantes que nós da Assembleia lutamos tanto por recursos a Unemat. Se nós permitíssemos somente a avaliação do Enem, teríamos no estado praticamente 99% de estudantes de fora. O que não queremos nesse momento é desprestigiar nossos alunos. Se a Unemat atender a demanda, nós estamos prontos para retirar a projeto”, declarou a Janaina Riva, em sessão nesta semana.

Conforme o deputado Lúdio Cabral, a reitoria é favorável à bonificação, ao menos neste vestibular, e já mobilizou sua assessoria para fundamentar um posicionamento, que deve se espelhar em experiências de outras universidades estaduais e aval do Supremo Tribunal Federal. “É diferente de reserva de vagas, que o STF tem decisão contrária”.

“A mobilização é muito justa. A Unemat nasceu para atender a nossa população, por isso ela é interiorizada: para formar os filhos dos trabalhadores do nosso estado. O projeto de lei é um caminho, mas a conversa com a reitoria foi muito positiva e acredito que a própria universidade tome a decisão de colocar a bonificação como regra em seus editais”, acrescentou o deputado.  

Mobilização

A reivindicação chegou aos deputados através das redes socais. A campanha começou através de uma petição, realizada pela estudante Isabella Lacerda Bonaccordi, que tem até o momento 1.784 assinaturas. “Começamos a se organizar virtualmente, marcando todos os deputados nas postagens e enviando a pauta por e-mail. Alguns se interessaram e entraram em contato com a gente. Foi tudo muito rápido”, explica Fernanda Fernandes.

Os estudantes estão sendo orientados por professores e advogados, como André Luiz da Silva Araújo. A campanha também está no Instagram.
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1 comentário

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  • Thais 07/01/2021 às 00:00

    O projeto é de grande importância para o estado de mato grosso, visto que muitos estudantes ainda sofrem com a concorrência brutal de lugares com condições educacionais melhores. Além disso, a falta é inexistência do vestibular afeta os estudantes que ainda vão ter de utilizar uma antiga nota, sem poder de fato conseguir melhores e entrar nessa disputa. Outros fatos a ser analisados também são os socioeconômicos , visto que quase maioria dos cursos elitistas são ocupados em grande parte por pessoas que moram em outras regiões e que não tem nenhum vínculo com a cidade de oferta. Muitos abandonam os cursos , muitos retornam a suas origens e não geram de fato um lucro significativo ao estado. Então, enquanto muitos de fora abandonam os cursos ofertados pela instituição, muitos outros residentes na região enfrentam problemas quanto a educação mal concebida e a concorrência injusta desses concursos. Então, a bonificação é legítima e tardia.

 
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