Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
02:18:47
informe o texto

Notícias / Política

16/08/2020 às 14:00

Corrida pelo Alencastro tem 8 pré-candidatos definidos e 3 em cima do muro

Até o momento, a corrida pelo comando do Palácio Alencastro já conta com oito pré-candidatos oficializados.

Kamila Arruda

Corrida pelo Alencastro tem 8 pré-candidatos definidos e 3 em cima do muro

Palácio Alencastro

Foto: Davi Valle/Secom

Com a proximidade das convenções partidárias, as agremiações políticas vêm afunilando as conversações em torno da eleição majoritária na Capital. Até o momento, a corrida pelo comando do Palácio Alencastro já conta com oito pré-candidatos oficializados. 

Trata-se dos vereadores Abílio Junior (Podemos) e Felipe Wellaton (Cidadania), além do deputado estadual Ulysses Moraes (PSL), a ex-superintendente do Procon, Gisela Simona (Pros), o ex-prefeito Roberto França (Patriota), o ex-juiz federal Julier Sebastião (PT), o empresário Geraldo Macedo (PSD) e o maestro Fabrício Carvalho (PDT).

Além destes, ainda há três pré-candidaturas indefinidas. O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB) ainda não definiu se irá à reeleição em novembro deste ano. Pessoas mais próximas ao emedebista, entretanto, garantem, que ele não irá deixar passar essa oportunidade.

Já o Democratas (DEM) sofre com a indefinição do nome para encarar a disputa. Até o momento, o mais cotado é o suplente de senador Fabio Garcia (DEM), uma vez que o presidente da Assembleia Legislativa Eduardo Botelho recuou por não querer enfrentar o atual chefe do Executivo Municipal nas urnas.

Já o PSDB também cogita lançar candidatura própria. Três nomes estão sendo analisados pela legenda, dos empresários Dorileo Leal e Carlos Nigro, e ainda do ex-vereador Paulo Borges. Entretanto, tudo isso, pode ser apenas um balão de ensaio por parte da agremiação tucana, uma vez que integram a base governista de Pinheiro na Capital e pretendem apoiar Emanuel. 

Com relação aos nomes já confirmados, os dois vereador por Cuiabá tiveram o seus nomes referendados pelas suas legendas no início deste mês, e seguem na articulação em busca da viabilização de suas candidaturas. 

Já o deputado estadual, surge como candidato independe, e deve estar ao lado do colega de Parlamento, Elizeu Nascimento, que pretende seguir na disputa ao Senado pelo DC. As siglas devem andar juntas. 

Com a unificação na data das eleições municipais e para o Senado, a Gisela optou por recuar de sua candidatura a uma vaga no Congresso Nacional para disputar o comando da Prefeitura de Cuiabá. O anuncio foi feito no mês passado. 

Já o ex-prefeito Roberto França deixou o comando do programa Resumo do Dia para poder disputar a eleição rumo ao comando do Palácio Alencastro em novembro deste ano.  Com o seu afastamento da televisão, o apresentador irá focar nas articulações buscando apoio de outras agremiações para viabilizar o seu nome para a disputa.

Julier vem para a disputa como o candidato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, e a expectativa é que o cacique petista participe diretamente da campanha do ex-magistrado na Capital.

A candidatura própria do PSD, entretanto, atende a determinação da Executiva Nacional da legenda, que deliberou por candidatura própria em todas as capitais do país, e ainda em municípios com mais de 100 mil eleitores.

Já o maestro Fabricio vem construindo essa pré-candidatura desde que assumiu o comando do partido e tem mantido diálogo com siglas progressitas como Rede e PC do B. 
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet