Cuiabá, segunda-feira, 06/05/2024
03:50:58
informe o texto

Notícias / Geral

30/08/2020 às 14:00

Covid-19 não 'assusta' mesários voluntários e TRE tem aumento de quase 30% em inscritos

Justiça eleitoral de Mato Grosso já tem 29% de voluntários

Camilla Zeni

Covid-19 não 'assusta' mesários voluntários e TRE tem aumento de quase 30% em inscritos

Foto: Agência Brasil

A possibilidade de que voluntários se afugentassem do trabalho nas eleições de 2020, diante da pandemia da covid-19, parece não se tornar realidade em Mato Grosso. Segundo dados do Tribunal Regional Eleitoral do Estado (TRE-MT), o número de pessoas inscritas para atuar como mesários e fiscais este ano já é 29% maior do que o das últimas eleições municipais, realizadas em 2016.

Nas eleições de 2016, a Justiça Eleitoral contou com 3.932 voluntários, que, para as eleições de 2018, tornaram-se 5.401. De janeiro a 28 de agosto de 2020, porém, de olho nas votações que serão realizadas no mês de novembro, 5.103 pessoas se cadastraram.

Levantamento da reportagem em cima de números divulgados pelo TRE-MT apontou que, quando se compara o total de voluntários para as eleições de 2020 com o de 2018, o resultado também parece satisfatório: a três meses da data de votação, a Justiça Eleitoral tem 94% do total de pessoas que trabalharam por intenção própria no último pleito.

O desembargador Gilberto Giraldelli, presidente do TRE-MT, destacou, em coletiva de imprensa no dia 28 de agosto, que a Justiça Eleitoral conseguiu, em apenas duas semanas de campanha, a inscrição de quase 2,8 mil voluntários, ou seja, 54% do total de inscritos atualmente. O movimento pró-eleições começou no dia 14, com a preocupação, justamente, de que menos cidadãos poderiam se candidatar.

“Apesar de todas as dificuldades, a procura está sendo boa. Além disso nós estamos com convênio com universidades para que o eleitorado jovem, principalmente os estudantes, participem desse momento importante para toda a democracia”, avaliou também o diretor-geral do TRE-MT, Mauro Sérgio Rodrigues Diogo. 

O número, apesar de comemorado, é positivo quando se compara apenas com relação ao total de mesários que trabalharam de forma voluntária. Isso porque a maior parte dos colaboradores das eleições acaba sendo convocada: uma média em torno de 85%. 

Para as eleições de 2020, a previsão é de que 40.663 pessoas atuem nos dias de votação, fixados em 15 e 29 de novembro (a segunda data sendo apenas para caso de necessidade de 2º turno). Desses, 36 mil são mesários ou fiscais, 4 mil são agentes de segurança, 491 são servidores e outros 172 são autoridades eleitorais. 

Por isso, em razão do grande número necessário, Giraldelli pediu a participação da população e garantiu que todas as medidas de biossegurança vão ser tomadas para minimizar os riscos de contaminação no período de eleições.

Cabe destacar que, além do cadastro de mesários voluntários, o TRE já tem feito as convocações por email, telefone ou carta. O procedimento segue até o dia 16 de setembro, e, neste ano, o treinamento dos colaboradores vai ser feito de forma online.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet