Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
21:10:11
informe o texto

Notícias / Geral

30/10/2020 às 09:22

'Brasil espera ter vacina contra o coronavírus até junho de 2021', diz diretor da Anvisa

Anvisa pode aprovar mais de um dos quatro candidatos que estão sendo testados no Brasil, independentemente do país de origem

O Dia

'Brasil espera ter vacina contra o coronavírus até junho de 2021', diz diretor da Anvisa

Foto: Reuters / Dado Ruvic / Direitos Reservados ABR

O diretor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Antônio Barra Torres, afirmou que o Brasil espera ter um imunizante contra a Covid-19 até junho de 2021. De acordo com ele, a Anvisa ainda não decidiu sobre a eficácia mínima a exigir, mas lembrou que a agência já aprovou vacinas para outras doenças, no passado, com menos de 50% de eficácia. Essa taxa é o percentual de pessoas que, tomando o imunizante, ficaria de fato protegido da doença.

Ainda segundo Torres, a Anvisa pode aprovar mais de um dos quatro candidatos que estão sendo testados no Brasil, independentemente do país de origem. "A origem da vacina não tem relação com o que a gente vai aprovar, não tem preconceito", disse em entrevista a agência Reuters.

Na semana passada, o presidente Jair Bolsonaro impediu a compra de 46 milhões de doses do imunizante da CoronaVac, da China, alegando que não compraria uma vacina chinesa.

Entretanto, dois dias após os comentários de Bolsonaro, a Anvisa autorizou o Instituto Butantan de São Paulo a importar 6 milhões de doses do CoronaVac e na quarta-feira autorizou o centro biomédico a importar a matéria-prima para fazer mais 40 milhões de doses no Brasil. 

Já sobre a vacina russa, Torres disse que a Anvisa ainda não recebeu nenhum dado ou pedido de aprovação dos protocolos do teste do Sputnik V.

Por conta da proporção que a pandemia ganhou no país, o Brasil se tornou um campo de testes para vacinas e alguns laboratórios estão realizando estudos por aqui: a Universidade de Oxford e a farmacêutica AstraZeneca; pela Sinovac Biotech; pela Pfizer Inc em parceria com a BioNTech; e pela subsidiária farmacêutica da Johnson & Johnson, a Janssen.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet