Cuiabá, quinta-feira, 09/05/2024
14:02:58
informe o texto

Notícias / Política

31/10/2020 às 14:30

Conheça as propostas dos candidatos a prefeito de Cuiabá para Educação

Depois da saúde, a educação é uma das áreas mais cobradas pelos eleitores na Capital.

Kamila Arruda

Conheça as propostas dos candidatos a prefeito de Cuiabá para Educação

Foto: Reuters / Amanda Perobelli / Direitos Reservados ABR

Depois da saúde, a educação é uma das áreas mais cobradas pelos eleitores na Capital. Pensando nisso, os candidatos ao comando do Palácio Alencastro no pleito deste ano formularam os planos de governo pensando em trazer melhorias para o setor, caso eleitos em 15 de novembro.

As propostas vão desde maior transparência na aplicação de recursos, aumento no número de vagas nas unidades escolares e creches, e ainda a construção de novas escolas e creches.

Conheça as propostas dos oito candidatos a Prefeito de Cuiabá para Educação:

Abílio Júnior (Podemos)

Caso seja eleito prefeito da Capital, o vereador Abílio Junior (Podemos) promete maior transparência na aplicação de recursos no setor de Educação, ainda garante que irá trabalhar com metas.

Também consta em seu plano de governo a criação de indicadores com base no IDEB para premiação das melhores escolas com reconhecimento e meritocracia, e ainda a criação do cartão "Gestão Escolar" para os diretores e gestores. A intenção é promover maior transparência, economia e menos burocracia.

O parlamentar ainda garante que irá aumentar o número de vagas, principalmente nas creches e nas escolas que trabalham com tempo integral, e melhorar as condições de infraestrutura das escolas e ampliação da estrutura logística para o transporte rural escolar.

Concurso público para contratação de profissionais para atuar como cuidador de crianças com deficiência também está entre as propostas de Abílio.

Aécio Rodrigues (PSL)

Candidato a prefeito da Capital pelo PSL, o advogado Aécio Rodrigues afirma que, se pudesse, gostaria de dobrar os investimentos em educação no município. 

Como não poderá executar tal feito, o jurista promete aumentar o número de vagas para creches em tempo integral, e ainda melhorar a qualidade das que já existem. Também pretende eliminar o déficit no atendimento da educação infantil, e promover investimento na estrutura física das escolas, bem como em climatizadores ou ar-condicionado.

Aécio ainda garante que, se eleito, irá zerar a fila de candidatos aprovados no último concurso público.

Emanuel Pinheiro (MDB)

O prefeito Emanuel Pinheiro (MDB), que disputa a reeleição neste ano, pretende continuar apostando no conceito de “escola aberta”. A intenção do emedebista é, cada vez mais, incentivar a comunidade a participar do dia-a-dia das unidades de ensino.

Para tanto, o chefe do Executivo Municipal frisa que foram retomados projetos sociais como o Bom de Bola, Bom de Escola. “O objetivo da Gestão Emanuel Pinheiro é garantir a continuidade do que está dando certo e a retomada do que já deu certo e foi abandonado. Dentro dessa linha de atuação, houve a ampliação do número de unidades escolares, muitas foram reformadas e foi ampliado o número de vagas nas creches e escolas primando sempre pela qualidade da educação”, frisa Pinheiro em seu plano de governo.

Além disso, ele cita o fortalecimento do horário estendido das unidades escolares e auxílio às crianças com deficiência.

Gilberto Lopes Filho (PSOL)

Representando o PSol na corrida eleitoral visando do comando do Palácio Alencastro, Gilberto Lopes pretende apostar em educação emancipadora e inclusiva, garantida pela democratização da administração escolar, ampliação do número de vagas no ensino infantil e fundamental e discussão ampla da grade curricular.

Além disso, garante que irá trabalhar no sentido de proporcionar estrutura física adequada nas escolas, formação continuada para trabalhadores da educação, incluir as tecnologias digitais, adquirir equipamentos, atualizar material bibliográfico, e ainda melhorar os subsídios dos profissionais da educação, garantindo equiparação e isonomia salarial com as demais categorias do município.

Gisela Simona (PROS)

Se eleita prefeita de Cuiabá, a ex-superintendente do Procon Estadual Gisela Simona (PROS), promete construir 11 creches até 2024, para atendimento de mães trabalhadoras que têm filhos em idade de 0 a 3 anos, com vistas à universalização do atendimento na educação Infantil. Partindo disso, ela ainda garante que irá criar a primeira creche 24 horas.

No que tange as unidades escolares, Gisela afirma que irá investir na infraestrutura física e tecnológica de todas, assim como oferecer anualmente um curso de formação especializada, para atender a crianças com deficiência.

Julier Sebastião (PT)

Dentre as propostas apresentadas pelo ex-juiz federal Julier Sebastião (PT) para área da Educação, está a reavaliação do Plano Municipal de Educação, priorizando as escolas com baixos índices de aprendizagem visando a melhoria dos indicadores gerais do IDEB.

Além disso, pretende universalizar a Educação Infantil, mediante políticas integradas entre Município, Estado e União, e implantar escola em tempo integral em regionais de Cuiabá, selecionadas através de indicadores de vulnerabilidade.

A revisão do Plano de Carreira dos Profissionais da Educação visando articular, de forma indissociável, a carreira, o salário, a jornada, a formação e as demais condições de trabalho também consta no plano de governo do candidato petista.

Paulo Henrique Grando (Novo)

A ampliação do número de vagas em creches também está entre as promessas de Paulo Grando (Novo). Ele ainda pretende capacitar gestores, promover a capacitação continuada dos professores, premiar os professores, implantar aulas de reforço em pequenos grupos para alunos com déficit de aprendizagem e uso intensivo da tecnologia.

Roberto França (Patriota)

Buscando retornar à Prefeitura de Cuiabá, o apresentador Roberto França (Patriota) garante a valorização dos profissionais da educação, por meio de revisão do PCCS e também de melhoria na condição de trabalho.

Além disso, promete ampliar a rede física das unidades e o número de vagas, criar projetos sociais, promover a inclusão digital das crianças informatizando as unidades.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet