Cuiabá, segunda-feira, 29/04/2024
11:57:46
informe o texto

Notícias / Geral

11/12/2020 às 13:15

Cinco casos de reinfecção são investigados em MT; 3 em Cuiabá

Dentre os casos, está o do secretário de Saúde de MT, Gilberto Figueiredo, que está internado em SP.

Alline Marques

Cinco casos de reinfecção são investigados em MT; 3 em Cuiabá

Foto: Andréa Rêgo Barros/PCR

Cinco casos suspeitos de reinfecção pela covid-19 estão sendo investigados, dentre eles, o do secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo. Os registros são nas cidades de Campos de Júlio (1), Nobres (1) e Cuiabá (3).
 
A informação foi confirmada pela Secretaria de Estado de Saúde ao Leiagora nesta sexta-feira. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, são 4 casos do sexo masculino e 1 caso do sexo feminino e a faixa-etária está entre 30 e 60 anos.
 
Os casos suspeitos estão em análise no Estado e já foram informados para o Ministério da Saúde. As amostras serão analisadas também pelo Ministério da Saúde e pelo Instituto Adolf Luther. 

Para caracterizar a reinfecção não basta apenas o exame positivo para coronavírus. Outros fatores são levados em considerações e estão estabelecidos em nota técnica do Ministério da Saúde.

Até esta sexta-feira (11), o Ministério da Saúde só confirmou um caso de reinfecção no país. A confirmação foi feita nesta quinta-feira (10). O diagnóstico ocorreu em uma profissional da área de saúde, de 37 anos, residente em Natal. Ela teve a doença em junho, se curou e teve o resultado positivo novamente diagnosticado em outubro, 116 dias após o primeiro diagnóstico.

O caso é semelhante ao do secretário Gilberto Figueiredo, por exemplo, que testou para covid-19 em junho deste ano e novamente foi testado positivo para o coronavírus. O gestor segue internado em São Paulo em uma unidade semi-intensiva e faz uso da oxigenoterapia.

De acordo com a nota técnica do MS algumas situações devem ser amplamente discutidas antes de ser considerada a suspeita de reinfecção pelo vírus SRAS-CoV-2, como: erros na coleta do material para testagem diagnóstica, uso de testes com baixa sensibilidade e especificidade, diferenças na resposta imunológica dos indivíduos ao vírus e uso de medicamentos que podem debilitar o sistema imunológico dos pacientes, fazendo com que uma infecção que aparentemente estivesse curada corresponda à persistência de um mesmo episódio de infecção.

Não há uma previsão para o resultado final referente à reinfecção.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet