Cuiabá, quinta-feira, 16/05/2024
13:38:23
informe o texto

Notícias / Geral

30/01/2021 às 15:13

Comandante dos Bombeiros descarta ação humana em rompimento de gasoduto - veja vídeo

Segundo o Corpo de Bombeiros, força do gás após rompimento de gasoduto deixou moradores feridos e carros danificados, na manhã deste sábado

Da Redação - Camilla Zeni / Da Reportagem Local - Hélder Douglas

Comandante dos Bombeiros descarta ação humana em rompimento de gasoduto - veja vídeo

Foto: Reprodução/Hélder Douglas/Playagora

O comandante do Corpo de Bombeiros responsável por atender o estouro de um gasoduto na região de Nossa Senhora do Livramento (40 km de Cuiabá), na manhã deste sábado (30), descartou a possibilidade de que a tubulação tenha sido perfurada por "força externa", ou seja, provocada por uma ação humana.

Em coletiva de imprensa ainda na manhã deste sábado, o comandante-adjunto do 2º Batalhão de Bombeiros Militar, Major Henrique, informou que não há indícios de que homens trabalhavam próximo ao local da explosão quando o acidente aconteceu. Além disso, ele afirmou que, em razão da profundidade da tubulação, não seria possível que a ação humana tivesse provocado o vazamento de gás.

"Não podemos precisar, porque vai depender de uma investigação mais profunda. No entanto, a tubulação é bastante profunda. Está a cerca de uns 10 metros de profundidade, eu acredito, então não foi ocasionado por nenhuma força humana, até porque não teve vítima fatal. Se tivesse alguém trabalhando no local, com certeza teríamos vítima", avaliou o comandante.


Leia também - Empresa confirma perfuração em gasoduto mas descarta riscos ambientais

Segundo o militar, a explosão do gasoduto também provocou a abertura de um buraco de aproximadamente 15 metros de profundidade por 30 metros de extensão. "É um buraco bastante assustador pela força desse vazamento de gás", disse.

Conforme a empresa Gás Oriente Mato Grosso, responsável pelo gasoduto, assim que foi identificado o vazamento de gás, uma válvula de segurança foi ativada, impedindo que o gás continuasse vazando. Contudo, o comandante do batalhão local do Corpo de Bombeiros explicou que, ainda com esse mecanismo, o gás que já estava na tubulação continuou sendo liberado.


"Ainda tem gás da tubulação e estamos usando água do caminhão, juntamente com um produto específico, para fazer essa contenção. Não estamos preenchendo o local com água. Estamos esperando o gás sair naturalmente da tubulação. Isso aí vai demorar em torno de três a quatro horas ainda, para que a empresa possa começar a fazer o reparo", informou.

Uma empresa especializada já está no local para a contenção do vazamento e reparo da tubulação. Segundo o militar, o trabalho deve durar até o fim da tarde deste sábado.

Vazamento de gás
 
Segundo moradores ouvidos pelo Leiagora, o acidente teria acontecido pouco depois das 9h, em um trecho que corta a Fazenda Bom Jardim, perto da entrada do município. 

A proprietária da fazenda, Leide Lucia de Almeida Ferreira, contou à reportagem que havia trabalhadores no local, mas a informação oficial é de que não houve vítimas. Ainda, informou que o Corpo de Bombeiros isolou o espaço assim que chegou.

O vazamento do gás natural, porém, causou pânico na população, em razão da alta nuvem de poeira que se formou, impedindo inclusive a visibilidade na BR-070, que precisou ser interditada nos dois sentidos da via, no trecho próximo à fazenda. 
Confira trecho da entrevista:

Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet