Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
01:08:19
informe o texto

Notícias / Geral

01/02/2021 às 15:15

Em MT, 70,2% dos inscritos no Enem Digital não compareceram no primeiro dia

Ao todo, 2.819 pessoas se inscreveram para a primeira aplicação da prova na modalidade digital em MT

Camilla Zeni

Em MT, 70,2% dos inscritos no Enem Digital não compareceram no primeiro dia

Foto: Fernando Frazon/Agência Brasil

Balanço do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) apontou que 70,2% dos inscritos no Enem Digital 2020 não compareceram ao primeiro dia de prova, realizado nesse domingo (31). 

Ao todo, 2.819 pessoas se inscreveram para a primeira aplicação da prova na modalidade digital, aplicada em Cuiabá, Rondonópolis e Várzea Grande. No entanto, apenas 841 compareceram. 

Segundo o Inep, a taxa de abstenção dos alunos mato-grossenses está acima da média nacional, calculada em 68,1%. Além disso, a taxa de ausentes só é menor do que em São Paulo (73,9%), Rondônia (73,1%), Mato Grosso do Sul (71,3%) e Santa Catarina (71%). 

Leia também - MT teve a terceira maior taxa de faltosos no Enem 2020 com 57,1% de ausentes

Os faltosos no Enem Digital superaram a taxa de abstenção recorde do Enem aplicado nos domingos anteriores. De acordo com o Inep, o exame de 2020 teve, disparadamente, o maior número de abstenção desde que os dados são coletados, em 2009.

Para o presidente do Inep, Alexandre Lopes, as faltas são justificadas, principalmente, em razão da pandemia do novo coronavírus. “O índice de abstenção continua alto, como também teve no Enem impresso. A gente entende que isso é muito em função da pandemia. Alguns locais estão em lockdown, as pessoas não saíram de suas casas para fazer as provas”, disse, em coletiva de imprensa.

Nesse domingo, foram aplicadas as provas de linguagens e ciências humanas. No próximo domingo (7) serão aplicadas questões de matemática e ciências da natureza. Os portões dos colégios selecionados abrem às 10h30 e fecham às 12h, no horário local de Mato Grosso.

A abertura mais cedo do que o habitual foi uma medida adotada para prevenção ao novo coronavírus, na tentativa de evitar aglomeração dos alunos. A prova é encerrada às 18h.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet