Cuiabá, domingo, 28/04/2024
05:22:25
informe o texto

Notícias / Geral

03/02/2021 às 08:51

Em duas semanas, Cuiabá tem mais de 10 mil vacinados contra covid-19

Até a última semana, a Capital já havia vacinado 4.134 trabalhadores da Saúde

Leiagora

Em duas semanas, Cuiabá tem mais de 10 mil vacinados contra covid-19

Foto: Luis Alves / Prefeitura de Cuiabá

A Secretaria Municipal de Saúde, através da campanha “Vacina Cuiabá – sua vida em primeiro lugar”, já imunizou 10.590 cuiabanos contra a Covid-19, na estrutura montada pela Prefeitura de Cuiabá, no Centro de Eventos do Pantanal. A campanha teve início no dia 20 de janeiro e tem atendido aos trabalhadores da saúde, que atuam na linha de frente contra o coronavírus e os idosos  institucionalizados. A Pasta estipula que mais de 23 mil profissionais da saúde estejam aptos a serem vacinados nesta primeira fase.
 
Os dados a respeito do quantitativo de trabalhadores que já foram imunizados estão disponíveis através do vacinômetro do site eletrônico https://vacina.cuiaba.mt.gov.br/.
 
A Prefeitura de Cuiabá, por meio da SMS recebeu três lotes de vacinas por meio do Governo Federal que totalizam 17.687 doses. Este montante servirá para imunizar cerca de 75,7% dos trabalhadores da saúde da rede pública e privada da cidade, inclusos no grupo 1 do plano nacional de imunização contra a Covid-19, além de 100% dos idosos institucionalizados, definido pelo Ministério da Saúde.
 
Até a última semana, no dia 27 de janeiro, sete dias após o início da imunização em Cuiabá, 4.134 mil já tinham recebido a primeira dose da vacina. Hoje, o total de mais de 10 mil imunizados, representa 45,3% dos 23.371 trabalhadores da Saúde da Capital.
 
Além disso, a prefeitura ressalta que esta é a última semana para que pessoas que trabalham na área da saúde possam ser imunizadas. Estes profissionais terão até domingo (07) para se vacinar. O agendamento será por contra própria diretamente no site da Prefeitura (www.cuiaba.mt.gov.br).
 
O Prefeito Emanuel Pinheiro comemorou o marco dos primeiros 10 mil vacinados e afirma que espera mais lotes para que a campanha pela imunização avance para os demais grupos. "Esses números refletem no empenho dos servidores da Saúde do Município de Cuiabá, que não medem esforços todos os dias para trazer mais saúde, para que diminuam os efeitos dessa pandemia do coronavírus. Esperamos que logo mais lotes do imunizante chegue à nossa Capital para darmos sequência na vacinação para outros grupos prioritários”, afirmou.
 
Quem poderá ser vacinado

Trabalhadores da saúde que atuam em espaços e estabelecimentos de assistência e vigilância à saúde, sejam eles hospitais, clínicas dentro de hospitais, ambulatórios, laboratórios de hospitais e outros locais. Desta maneira, compreende tanto os profissionais da saúde – como médicos, enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais, biólogos, biomédicos, farmacêuticos, odontólogos, fonoaudiólogos, psicólogos, assistentes sociais, quanto os trabalhadores de apoio, como recepcionistas, seguranças, pessoal da limpeza, cozinheiros e auxiliares, motoristas de ambulâncias e outros, ou seja, aqueles que trabalham nos serviços de saúde, mas que não estão prestando serviços direto de assistência à saúde das pessoas, e ainda os profissionais de saúde autônomos dos consultórios e similares.
 
Quem ainda não poderá ser vacinado
 
Até o recebimento de novas doses pelo Ministério da Saúde, somente deixarão de ser vacinados os trabalhadores da saúde dos setores administrativos e apoio de unidades que não prestam assistência direta aos casos de Covid-19, também, os estagiários e académicos em saúde e estudantes da área técnica em saúde em estágio hospitalar e trabalhadores em afastamento ou inativos.

Cabe esclarecer que todos os trabalhadores da saúde serão contemplados com a vacinação, entretanto a ampliação desse público será gradativa, conforme novas remessas de vacinas forem disponibilizadas. O início da vacinação dos idosos também depende da chegada de mais vacinas.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet