Cuiabá, sábado, 27/04/2024
00:23:30
informe o texto

Notícias / Política

09/02/2021 às 08:16

Kalil defende participação do povo em debate sobre VLT e vai ouvir proposta de Emanuel

Prefeito de Várzea Grande já se posicionou favorável ao VLT mas avalia que plebiscito pode atrasar solução para o transporte

Camilla Zeni

Kalil defende participação do povo em debate sobre VLT e vai ouvir proposta de Emanuel

Foto: Camilla Zeni/Leiagora

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (DEM), afirmou que está aberto para ouvir a proposta do prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), quanto à realização de um plebiscito para definir o futuro do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). 

O pedido para realização da consulta pública foi feito pelo deputado federal Emanuelzinho Neto (PTB) e pelo prefeito de Cuiabá, Emanuel Pinheiro (MDB), durante audiência na Assembleia Legislativa de Mato Grosso (ALMT) na quinta-feira (4). Nessa segunda-feira (8), Emanuel disse que buscaria apoio de Kalil para levar o debate ao parlamento.

À imprensa, Kalil, que já revelou ser favorável à implantação do VLT, afirmou que defende a participação da população nas discussões sobre o assunto. 

Leia também - Assembleia já teve três pedidos de plebiscito; dois envolveram polêmica do VLT

“Tudo que for de forma democrática é melhor para a população. Tudo que esclareça a sociedade é de bom grado, você ter o conhecimento, a sociedade ciente sobre o que está acontecendo”, avaliou.

No entanto, Kalil também ponderou que a adoção de um plebiscito pode atrasar, ainda mais, o desenvolvimento das cidades. Ele destacou, ainda, não ter compromisso com um modal específico e espera apenas uma definição para o canteiro de obras que corta a cidade. 

“O que não pode é ficar Cuiabá e Várzea Grande, principalmente Várzea Grande, ficar do jeito que está. O prefeito Emanuel Pinheiro me ligou e ficou de a gente bater um papo. Ficou de expor as ideias dele. Mas um plebiscito pode levar muito tempo, pode fazer demorar ainda mais e quem paga por isso é a sociedade”, finalizou o prefeito.

Conforme o prefeito Emanuel Pinheiro, para a realização de um plebiscito é necessário que um deputado proponha a consulta pública por meio de um projeto de decreto legislativo. Essa proposta deve ser assinada por outros sete parlamentares. 

Quando era deputado, Emanuel chegou a propor uma consulta pública também sobre o VLT. Na época, ele queria que população respondesse à seguinte pergunta: "No sistema de transporte coletivo da Região Metropolitana, o Governo do Estado deve substituir o VLT pelo BRT?". A proposta, porém, não teve agendamento.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet