Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
20:43:07
informe o texto

Notícias / Judiciário

10/02/2021 às 14:18

Após 15 anos, TRF1 extingue ação principal da Operação Sanguessuga

A ação tramitou por anos e o empresário foi condenado em sede de primeira instância

Leiagora

Após 15 anos, TRF1 extingue ação principal da Operação Sanguessuga

Foto: Reprodução

O Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF1) extinguiu a punibilidade do empresário Luiz Vedoin na ação principal da Operação Sanguessuga, que tramitava desde 2006.

A ação tramitou por anos e o empresário foi condenado em sede de primeira instância. Contudo, o desembargador do TRF, Ney Bello, acolheu recurso da defesa, patrocinada pelo advogado Valber Melo, e declarou a prescrição. Sendo assim, o magistrado extinguiu a punibilidade do empresário.

Leia também - STF vai analisar recurso da ALMT para manter escalonamento de salários dos procuradores

O caso teve ampla repercussão e ficou conhecido como o “Escândalo dos Sanguessugas” e “máfia das ambulâncias”. Segundo a Polícia Federal, à época, a organização criminosa negociou o fornecimento de mais de mil ambulâncias em todo o país. A movimentação financeira total do esquema seria de cerca de R$ 110 milhões, tendo iniciado em 2001.

Por conta do acordo de colaboração premiada do empresário, foi instaurada a CPI dos Sanguessugas. Em 10 de agosto de 2006, a CPI aprovou um relatório parcial em que foi recomendada a abertura de processo de cassação de 72 parlamentares. Em outubro de 2006, somente cinco deputados se reelegeram e dois senadores continuaram com o mandato, que estava na metade.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet