Cuiabá, sábado, 17/04/2021
22:07:13
informe o texto

Notícias / Judiciário

04/03/2021 às 19:13

Desembargadora nega pedido de associação e mantém fechamento de mercados às 19h

A associação pedia permissão para que os supermercados funcionassem conforme horário estabelecido em seus alvarás

Eduarda Fernandes

Desembargadora nega pedido de associação e mantém fechamento de mercados às 19h

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), negou o mandado de segurança coletivo da Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat) contra o Decreto Estadual nº 836/2021, que atualizou as medidas restritivas para conter a disseminação da covid-19. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (4).

A associação pedia permissão para que os supermercados funcionassem conforme horário estabelecido em seus alvarás. Argumentou que o decreto fere direito já garantido em decretos federais e o princípio constitucional que norteia as atividades econômicas fundada na valorização do trabalho e a livre iniciativa.

Leia também - VG irá adequar medidas para atender decreto estadual e barra horário estendido no fim de semana

Na decisão, a desembargadora explicou que não cabe a ela decidiu a questão, sob risco de invadir a competência do Executivo Estadual, autor do decreto. Além disso, ela considerou que o decreto não viola os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, tendo em vista o cenário vivenciado no Estado.

O decreto estabelece que atividades econômicas podem funcionar das 5h às 19h, de segunda à sexta-feira, e aos fins de semana até as 12h, com vigência até o dia 17 deste mês.

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Em parceria com Engaje Sitevip Internet