Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
20:08:18
informe o texto

Notícias / Judiciário

04/03/2021 às 19:13

Desembargadora nega pedido de associação e mantém fechamento de mercados às 19h

A associação pedia permissão para que os supermercados funcionassem conforme horário estabelecido em seus alvarás

Eduarda Fernandes

Desembargadora nega pedido de associação e mantém fechamento de mercados às 19h

Foto: Marcelo Camargo / Agência Brasil

A desembargadora Helena Maria Bezerra Ramos, do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT), negou o mandado de segurança coletivo da Associação de Supermercados de Mato Grosso (Asmat) contra o Decreto Estadual nº 836/2021, que atualizou as medidas restritivas para conter a disseminação da covid-19. A decisão foi proferida nesta quinta-feira (4).

A associação pedia permissão para que os supermercados funcionassem conforme horário estabelecido em seus alvarás. Argumentou que o decreto fere direito já garantido em decretos federais e o princípio constitucional que norteia as atividades econômicas fundada na valorização do trabalho e a livre iniciativa.

Leia também - VG irá adequar medidas para atender decreto estadual e barra horário estendido no fim de semana

Na decisão, a desembargadora explicou que não cabe a ela decidiu a questão, sob risco de invadir a competência do Executivo Estadual, autor do decreto. Além disso, ela considerou que o decreto não viola os princípios da razoabilidade e proporcionalidade, tendo em vista o cenário vivenciado no Estado.

O decreto estabelece que atividades econômicas podem funcionar das 5h às 19h, de segunda à sexta-feira, e aos fins de semana até as 12h, com vigência até o dia 17 deste mês.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet