Cuiabá, sexta-feira, 26/04/2024
05:18:35
informe o texto

Notícias / Judiciário

10/03/2021 às 19:50

TJ adia julgamento HC que pede liberdade de adolescente que matou Isabele

Adolescente está internada no Centro de Ressocialização Menina Moça desde 19 de janeiro, quando foi condenada pela Justiça

Camilla Zeni e Eduarda Fernandes

TJ adia julgamento HC que pede liberdade de adolescente que matou Isabele

Foto: Bruno Pinheiro/Leiagora

A Terceira Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Mato Grosso (TJMT) adiou o julgamento do pedido de liberdade da adolescente de 15 anos acusada de matar Isabele Guimarães Ramos, em julho de 2020. A sessão foi realizada na tarde desta quarta-feira (10), mas por volta das 19h, justamente em razão do horário, vários recursos foram adiados para a próxima sessão.

O recurso que pede a soltura da jovem está em segredo de Justiça e é relatado pelo desembargador Juvenal Pereira. Em decisão monocrática, ele negou o pedido de liberdade para a menor. 

Cabe destacar que a defesa da menor também já apresentou pedido de liberdade junto ao Supremo Tribunal Federal (STF), além de uma reclamação contra a internação da menor. O advogado Artur Barros Freitas Osti sustenta que a internação da adolescente viola entendimento do próprio STF quanto à execução das penas antes de trânsito em julgado, ou seja, antes que se esgotam as possibilidades de recurso.

Condenações

A adolescente foi levada para o Centro de Ressocialização Menina Moça, no bairro Carumbé, em Cuiabá, após ter sido condenada a 3 anos de internação por ato análogo a homicídio, em 19 de janeiro deste ano. Pelos termos do art.121 do Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069/90), esse é o prazo máximo, sendo que a internação deve ser reavaliada semestralmente.

Conforme as investigações, Isabele Guimarães Ramos foi morta aos 14 anos, em 12 de julho do ano passado, no condomínio de luxo Alphaville I, em Cuiabá. Ela passava a tarde de domingo na residência da família Cestari, seus vizinhos de condomínio. À noite, um disparo frontal efetuado por uma das filhas da família, e, até então, sua melhor amiga, tirou-lhe a vida.

Além da adolescente acusada do crime, o namorado dela, responsável por levar até a casa da família a arma que vitimou Isabele, foi condenado à prestação de serviços comunitários por seis meses, por quatro horas semanais. Ele também vai ficar em liberdade assistida por um ano e está proibido de circular das 19h às 6h.

O pai do adolescente, dono da arma, firmou acordo com o Ministério Público do Estado para suspender um termo circunstanciado e se comprometeu a pagar R$ 40 mil para uma instituição de caridade. O valor seria parcelado em 20 vezes.

Já os pais da adolescente condenada respondem na Justiça por diversos crimes, dentre os quais homicídio culposo, fraude processual, posse de armas e corrupção de menores.
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet