Cuiabá, quinta-feira, 25/04/2024
22:56:45
informe o texto

Notícias / Política

06/05/2021 às 09:30

Neri promete entregar relatório final do PL do Licenciamento Ambiental na segunda

Projeto está em discussão há 17 anos

Leiagora

Neri promete entregar relatório final do PL do Licenciamento Ambiental na segunda

Foto: Divulgação

O deputado federal Neri Geller (PP) promete entregar na segunda (10) o relatório final do PL 3729 de 2004, que prevê a criação de um marco legal de Licenciamento Ambiental que estabeleça segurança jurídica no país e está em discussão na Câmara Federal há 17 anos.

“Estamos há meses debruçados nesse projeto e após dezenas de reuniões e audiências, com todas as bancadas, Senado Federal, equipe de Governo, entidades representativas, federações, comunidade indígena e ambientalistas, o texto foi construído para atender os anseios do Brasil”, disse Geller.

Leia também - Vereadores de Cuiabá vistoriam vagões do VLT

Segundo o parlamentar, o país carece de uma legislação única e eficiente que unifique as diversas normas sobre o tema e estabeleça uma plataforma geral comum a todos os entes da federação para ordenar o processo, garantir segurança jurídica e evitar excessos e ineficiências que não contribuem para o alcance de objetivos.

“Hoje temos mais de 27 mil resoluções, normativas de Secretarias Estaduais, Municipais e Conama para gerir o mesmo assunto. Temos quase 60 obras relacionadas ao abastecimento de água nos estados e municípios que estão travadas por falta de licenciamento. Assim como mais de 5 mil obras, entre rodovias, ferrovias, hidrovias e linhas de transmissão. O que é pior, passar uma linha de transmissão de energia no meio da Amazônia ou ficar gerando energia com queima de combustível emitindo CO2 na atmosfera?”, expôs o relator, ao destacar que, nesse trecho especificamente já existe o traçado de BR.

Geller explica ainda que a enorme quantidade de regras interfere no processo de licenciamento ambiental, gerando um excesso de burocracia e uma alta complexidade do processo, que não agrega, contudo, qualidade ao licenciamento ambiental. “Pelo contrário, resulta em longos prazos para obtenção de licenças, em alguns casos longos anos, e por vezes, falta de resposta dos órgãos competentes; aumento de custos; insegurança jurídica e; no fim, a conhecida ineficiência do Brasil”.

Debate

Ao todo, o relator da proposta debateu o novo texto com quase 30 entidades: FPA, CNT, CBIC, CNI, FMASE, OCB, Sema-MT, Fiemg, Fiesc, Fiesp, Instituto Acende Brasil, Aprosoja, Arem, Observatório do Clima, Funai, Febraban, AMPA, Abrapa, Confea, setor da borracha, Eurasia Group Para ar Américas, Suzano Papel e Celulose.

Debateu, ainda, com todas as bancadas do Congresso e os seis Ministérios de Governo: Tereza Cristina (Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento-MAPA), Ricardo Salles (Ministro do Meio Ambiente), Tarcísio Gomes de Freitas (Ministro da Infraestrutura), Rogério Marinho (Ministro do Desenvolvimento Regional) e Bento Albuquerque (Ministro de Minas e Energia) e General Campos Filho (Casa Civil).

 
Da Assessoria
Clique aqui, entre na comunidade de WhatsApp do Leiagora e receba notícias em tempo real.

Siga-nos no Twitter e acompanhe as notícias em primeira mão.


 

0 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do site. É vetada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

 
Sitevip Internet